Iungo e NAP-USP oferecem cursos gratuitos e pelo WhatsApp, com tutores e muita prática
Cursos usam como principal ferramenta o WhatsApp e visam apoiar professores e gestores escolares a aprimorar o uso de Metodologias Ativas de Aprendizagem em suas áreas de atuação.
O Instituto iungo e o Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas da Universidade de São Paulo (NAP/USP) acabam de lançar o programa Ativar! Metodologias Ativas por WhatsApp. Serão cinco cursos, cada um com carga horária de 40 horas e duração de oito semanas, totalmente gratuitos e online. O processo seletivo está aberto às inscrições até 6 de março e o curso ocorre de 28 de março a 29 de maio de 2022.
“Já tivemos experiências com alguns cursos conduzidos pelo WhatsApp e têm sido muito positivas. É uma ferramenta ágil, que está integrada ao dia a dia dos professores e permite interação. Aliado a outros recursos digitais, o uso dessa plataforma também para a troca e construção de conhecimento torna a formação uma rotina mais prática ao educador”, explica Paulo Andrade, diretor de educação do Instituto iungo.
Além do WhatsApp, outros diferentes meios digitais são usados durante os cursos para realizar o encontro semanal de uma hora entre os cursistas e tutores, possibilitando interações e troca de experiências com professores de todo o país.
“Nos cursos, aliamos a teoria à prática. Os educadores vivenciam aulas baseadas em Metodologias Ativas de Aprendizagem, com trabalho colaborativo, atividades mão na massa, uso de situações-problema e interdisciplinaridade. E eles fazem isso refletindo sobre suas práticas, sua própria realidade, o que torna o processo de aprendizagem mais relevante do que analisar apenas situações fictícias”, afirma Ulisses Araújo, coordenador científico do NAP/USP.
São cinco cursos ofertados, cada um com 220 vagas. Eles buscam apoiar os educadores no aprimoramento do uso das Metodologias Ativas de Aprendizagem nas áreas do conhecimento que lecionam:
– Linguagens nas práticas educativas
– Ciências
– Humanidades
– Projetos de vida e o Bom professor
– Novas arquiteturas pedagógicas
O público-alvo do Ativar! são educadores de escolas de todo o Brasil. Para os cursos de Humanidades, Ciências e Linguagens podem se candidatar professores que atuem nesses campos do conhecimento em sala de aula no Ensino Médio e Ensino Fundamental 2. Já para os cursos sobre Projetos de vida e Novas arquiteturas pedagógicas são aceitas inscrições de gestores escolares e professores de todas as áreas de conhecimento de Ensino Médio e Ensino Fundamental 1 e 2.
Além do conteúdo recebido pelo WhatsApp, será disponibilizada uma gama de materiais pedagógicos extras para acesso dos cursistas. Ao final do curso, os concluintes recebem certificado e passam a fazer parte de uma rede de educadores de todo o território nacional, com a qual podem trocar experiências e conhecimento para seguir se desenvolvendo.
Para mais informações e inscrições, o público pode acessar o site repensandocurriculo.org
Sobre o Instituto iungo
O Instituto iungo, idealizado pelo Instituto MRV, foi criado em 2020 com o objetivo de promover o desenvolvimento profissional de educadores de todo o Brasil e, também, conta com o apoio do Movimento Bem Maior.
Iungo, em latim, significa reunir, atrelar, unir aos pares – conjunto de sentidos que pauta sua atuação. Conectar professores, gestores, centros de pesquisa e especialistas em educação em programas de formação continuada e de produção de conhecimento é a forma do iungo fortalecer o trabalho realizado pelas redes de ensino brasileiras. A principal meta do trabalho coletivo é possibilitar que os educadores renovem e aperfeiçoem suas práticas pedagógicas, de forma que possam promover, cada vez mais, o desenvolvimento integral dos estudantes.
Sobre o NAP/USP
O Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas (NAP) da Universidade de São Paulo se dedica a promover estudos, pesquisas e ações de intervenção que levem à reinvenção da educação e dos processos pedagógicos inerentes às relações de ensino e de aprendizagem, em todos os níveis e modalidades.
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