Atrás da Bélgica, Brasil ocupa vice-liderança no ranking da Fifa
Seleção comandada por Tite soma 1823 pontos na lista, cujo top 10 tem ainda Argentina, França, Inglaterra, entre outras
A divulgação do ranking da Fifa geralmente não é acompanhada com muita expectativa por quem gosta de futebol. Via de regra, a entidade tem conceitos nebulosos e pouco claros sobre a definição de qual é a melhor seleção do mundo. Mas, em ano de Copa, tudo isso muda. A competição, que atrai espectadores ao redor do planeta, tem seus favoritos em sites de apostas. Para saber como desbravar esse mundo, que inclui bônus e resultado em tempo real, clique aqui.
Por isso, a expectativa para o primeiro ranking da Fifa divulgado pela entidade em 2022 era aguardada com certa ansiedade. Mas a lista trouxe poucas novidades em relação ao ano passado. A Bélgica continua na ponta, seguida de perto pelo Brasil, que está na segunda colocação.
A maior surpresa foi a ascensão de Senegal, campeão da Copa Africana de Nações,que chegou à 18ª colocação, sua melhor posição na história. O time de Mané, Mendy e companhia já era o melhor africano do ranking no ano passado, quando estava em 20º. Mas com o título continental ganhou duas posições e chegou à sua melhor colocação na história do ranking.
Aliás, é importante destacar que a Copa Africana de Nações trouxe um impacto significativo ao ranking da Fifa, com outras seleções subindo diversas posições na lista. A seleção egípcia, que foi vice-campeã, ganhou 11 posições, subindo para 34º. Anfitriã e semifinalista da competição. Camarões ganhou 12 posições e chegou a 38º.
Na parte de cima, não houve variação significativa. A Bélgica lidera com 1828,45, seguida pelo Brasil, que tem 1823,42 pontos. Para quem não se lembra, o Brasil foi eliminado pela Bélgica na Copa do Mundo de 2018, na Rússia, por 2 a 1, nas quartas de final da competição.
Desde então, a seleção de Lukaku e Kevin De Bruyne está entalada na garganta de Tite. Recentemente, o técnico canarinho admitiu em entrevista que gostaria de enfrentar os belgas novamente para tentar vingar a eliminação ocorrida em solo russo.
O Brasil está na segunda colocação, mas poderia ter assumido a ponta do ranking da Fifa caso tivesse vencido seus dois jogos pelas Eliminatórias Sul-Americanas disputadas em janeiro. A equipe goleou o Paraguai por 4 a 0, no Mineirão, mas empatou com o Equador por 1 a 1 jogando fora de casa, em Quito.
A atual campeã mundial França continua na terceira colocação, mas logo depois do pódio houve uma mudança: a Argentina tomou a quarta posição da Inglaterra, que caiu para quinto. No passado, os hermanos não apenas sacramentaram a vaga na Copa do Catar, como também venceram a Copa América, em pleno Maracanã.
Completam o Top 10 Itália, Espanha, Portugal, Dinamarca e Holanda. A Alemanha subiu uma posição e agora está em 11º, seguida pelo México e pelos Estados Unidos, que perdeu duas posições e está em 13º. Depois, vêm Suíça, Croácia, Uruguai e Suécia.
A Copa do Mundo do Catar começa no dia 21 de novembro e a grande final está marcada para o dia 18 de dezembro. O sorteio dos grupos do Mundial acontece no dia 1 de abril, em Doha no Catar.
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter