Em solenidade na Câmara radialista Antônio Malvino recebe título de cidadão pessoense
A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) outorgou a cidadania pessoense ao radialista Antônio Malvino Neto na tarde desta terça-feira (29). A sessão solene, de autoria do vereador Lucas de Brito (DEM), concedeu a honraria que foi aprovada na Casa Legislativa desde 1982 pelo ex-vereador Francisco de Assis Saldanha.
“Para mim é uma grande satisfação resgatar a homenagem que o povo de João Pessoa prestou a Antônio Malvino desde 1982. É uma forma legitima do reconhecimento, da admiração e do apreço que o povo tem em função da atividade profissional do homenageado. Ele é um dos que trabalham para garantir o direito à informação. A liberdade de imprensa deve ser plena e é esse direito que ele consegue assegurar em função de nosso povo”, citou Lucas de Brito.
Para o parlamentar, o homenageado consegue reproduzir sem deturpações as falas de vários líderes de governo e informações da política. “A história dele é paralela à história do radialismo na Paraíba. Quando o rádio veio ao Brasil, em 1920, e chegou à Paraíba em 1930, com a Rádio Clube, o poder público instalava alto-falantes em toda a cidade para que todos tivessem acesso às informações. Foi nisso que Antônio Malvino começou a trabalhar”, comentou.
Lucas de Brito ainda salientou o dinamismo do homenageado em função das novas teconologias atreladas à comunicação. “O radialismo não desapareceu com o surgimento da televisão, ele se reiventa. Está presente nos lares brasileiros, e através da mobilidade, em diversos aparelhos celulares. É com esse dinamismo que Antônio Malvino consegue manter um programa líder de audiência e propagar informação para toda a Paraíba”, destacou. Helton Renê (PP) concordou e citou o compromisso e a ética do homenageado como profissional da imprensa.
Bira (PT) disse ficar impressionado com a forma dinâmica com a qual Malvino consegue adquirir informações. “Já presenciei ele, bastante concentrado, acompanhando a TV, ouvindo rádio e lendo jornal, tudo ao mesmo tempo. Muito depois, percebi a importância dessa atitude dele: não só para apresentar programas, mas para emitir opiniões, ele tinha que garantir ser bem informado. A partir do momento que um profissional de imprensa desse porte recebe um título de cidadão, reforça ainda mais o compromisso da categoria com o social. Você é um democrata da imprensa paraibana”, frisou.
Estiveram presentes os vereadores Raoni Mendes (PDT); Zezinho Botafogo (PSB); Benilton Lucena (PT); Bruno Farias (PPS); Santino (PT do B); Eliza Virgínia (PSDB); e Djanilson (PPS). Também compareceram os deputados estaduais Wilson Braga (PV); Janduhy Carneiro (PTN) e Toinho do Sopão (PEN).
O homenageado
Contendo a emoção na tribuna, Antônio Malvino citou que estava lisonjeada com a honraria e que a satisfação era o sentimento que prevalecia no momento. “A caminhada foi longa, e até não sei o motivo de estar aqui. Nunca pensei em ser radialista, já que sou filho de agricultores. Engrandece- me muito receber esse título, pois daqui a dois dias farei 41 anos de rádio paraibano. Desde 1º de maio de 1973 que realizo o radialismo com honradez”, afirmou.
Antônio Malvino comentou prioriza em seu trabalho a ética, a honestidade e a transparência. “Nunca chantagiei nenhum político para conseguir qualquer benefício próprio. Não gosto de calúnias, difamações e falsas informações, o que apresento em meus programas são denúncias. Carrego um trabalho ético, com honestidade e transparência, respeitando a opinião pública e a sociedade. Jamais enganarei o meu público ouvinte. Também prometo ser sempre sincero e honesto com as pessoas”, garantiu o mais novo cidadão pessoense.
Nascido na cidade de Sousa, Antônio Malvino Neto tem 56 anos, é radialista e servidor público. Iniciou os estudos tendo aulas com a própria mãe, estudou no Colégio Marista, em Surubim (PE), desenvolveu estudos para seguir a carreira eclesiástica, porém, após iniciar trabalhos com alto-falantes e serviços de radiodifusão, descobriu no radialismo a sua vocação.
Começou sua carreira no rádio em Cajazeiras, na Difusora Rádio Cajazeiras, em 1972, foi professor de Moral e Cívica, entre outras disciplinas. Atualmente é locutor da Rádio Sanhauá AM, na qual apresenta há 24 anos o programa “Debate Sem Censura”, que vai ao ar todas as sextas-feiras, das 12h às 14h, sendo retransmitido por uma cadeia de emissoras para todo o Estado.
Portal do Litoral PB
Com Assessoria da CMJP
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter