Publicado em: 3 nov 2021

Agevisa adere a projeto nacional de Harmonização de Inspeções Sanitárias em Serviços de Saúde

A Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa/PB) está integrada ao Projeto Nacional de Harmonização das Ações de Inspeção Sanitária em Serviços de Saúde e de Interesse para a Saúde. O projeto, segundo a Anvisa, já trouxe ganhos e resultados exitosos para a Vigilância Sanitária em Serviços de Saúde como a criação dos Roteiros Objetivos de Inspeção (ROIs), hoje disponíveis para uso em todo o Brasil, nas temáticas Centro Cirúrgico (CC), Central de Materiais e Esterilização (CMEs), Diálise e Unidade de Terapia Intensiva (UTI)”.

A primeira parte do projeto foi desenvolvida em 2019 e posta em prática ainda em 2020. Já a segunda parte encontra-se em andamento e consiste na realização, até 2022, de rodadas de harmonização com a produção de outros roteiros com foco em serviços como hospitais, clínicas, consultórios, bancos de leite, laboratórios clínicos, etc. Neste processo, a Agevisa/PB se faz representar pelas inspetoras sanitárias Adriana Mendes, Christiane Lucena, Luciana Coutinho, Maria Dantas e Mariceli Barbosa.

De acordo com Geraldo Moreira de Menezes, diretor-geral da Agevisa/PB, o programa coloca à disposição das Visas um conjunto de procedimentos capazes de facilitar as atividades de inspeção e fiscalização sanitária nos serviços de saúde e de interesse para a saúde em todo o País. A ideia da Anvisa é promover a utilização de modelos de avaliação e de gerenciamento de riscos e benefícios potenciais com o objetivo de harmonizar os procedimentos realizados pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), ao qual a Agevisa está integrada.

Banco de dados – Dentre as bases principais do Projeto Nacional de Harmonização das Ações de Inspeção Sanitária está a publicação, no Portal da Anvisa, de roteiros destinados a todos os entes do SNVS com dados reais e atualizados sobre a situação dos Serviços de Saúde e de Interesse para a Saúde no País. Com isso, a Agência, os Estados, o Distrito Federal (DF) e os municípios terão um importante conjunto de dados disponíveis que vão permitir avaliar e elaborar curvas sobre os riscos potenciais de cada serviço, viabilizando a análise do histórico e da tendência de cada um ou mesmo a comparação entre eles.

Saiba mais

ü  Serviços de saúde incluem hospitais, clínicas, consultórios, bancos de leite, laboratórios clínicos, entre outros.

ü  Serviços de interesse à saúde abrangem creches, instituições de longa permanência para idosos (ILPIs), salões de beleza e estúdios de tatuagem.




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...