Instagram anunciou três novidades para os usuários da plataforma; confira
O Instagram anunciou algumas novidades que podem facilitar a vida de quem cria e posta conteúdos na rede. Entre os recursos, estão ferramentas com foco em criadores de conteúdo, como colaborações (collabs) entre perfis, novidades para o Reels é algo esperado há muito tempo: a possibilidade de fazer postagens a partir de computadores desktop.
As ferramentas estavam em testes há algum tempo, e já começaram a ser disponibilizadas para os usuários. Saiba um pouco mais sobre eles abaixo:
Postagem pelo PC:
A primeira das novas funções anunciadas é a possibilidade de postar fotos e vídeos diretamente do computador, algo que antes só era possível recorrendo a “gambiarras” de outros aplicativos. A ferramenta, disponível desde quinta-feira (21), começou a ser testada em meados deste ano.
Segundo o comunicado da empresa, a novidade era “muito aguardada”. Com o lançamento, os usuários poderão postar fotos e vídeos com até 1 minuto de duração. O recurso é bem parecido com a versão do aplicativo para celular, e também permite selecionar proporções, aplicar filtros e usar parâmetros básicos de edição.
Para usar a nova função, basta acessar a versão web do Instagram e fazer seu login. Em seguida, clique no ícone “+”, que fica na barra superior. A partir daí, você pode arrastar o conteúdo para criar uma nova publicação ou clicar em “Selecionar no computador” para escolher uma foto ou vídeo no seu computador.
Depois, basta escolher o corte no formato que você preferir e seguir para o editor, onde você pode aplicar um dos filtros do aplicativo ou fazer outros ajustes da imagem. Antes de compartilhar seu conteúdo, você pode ainda escrever uma legenda, adicionar a localização, ou se preferir, desativar os comentários clicando em “Configurações avançadas”.
Colaborações entre autores:
Um outro recurso bem interessante para quem usa a rede para gerar conteúdo é o “Colaborações” (Collabs). A novidade permite que duas pessoas sejam creditadas como coautoras de uma mesmo conteúdo no feed ou no Reels.
Ao subir um conteúdo para um desses canais, feed ou Reels, o usuário pode marcar outro perfil como “co-autor” e convidar para aparecer como colaborador. Logo que a segunda pessoa aceitar, o conteúdo vai aparecer no grid de conteúdo de ambas as contas.
Segundo a plataforma, os números e interações obtidos com o conteúdo — como visualizações, curtidas e comentários — serão compartilhados entre os dois perfis. Divulgado como uma ferramenta ainda em teste, muitos usuários já tinham a encontrado no aplicativo quando os testes globais começaram em pequena escala em julho.
Músicas e realidade aumentada:
Na mesma toada de incrementar a experiência dos criadores de conteúdo, o Instagram anunciou novas funcionalidades para o Reels, o 2D e 3D lyrics effects e o Superbeat. A ideia é oferecer aos criadores de conteúdo mais recursos criativos, que os ajudarão a combinar músicas e efeitos de Realidade Aumentada de maneira fácil e divertida, segundo a plataforma.
O 2D e 3D lyrics effects permitirão ao usuário compartilhar e acompanhar a letra da música escolhida; e o Superbeat vai combinar a música com Realidade Aumentada para criar edições visuais ao ritmo da batida da música. Essas novidades vão na mesma linha do concorrente Tiktok, que em abril deste ano escalou influenciadores como Jojo Todynho e Alok para apresentar os seus novos recursos musicais imersivos.
O que ainda pode chegar por aqui:
Uma última novidade com um caráter mais social é a criação de uma funcionalidade para a arrecadação de fundos para organizações sem fins lucrativos. O recurso, que por enquanto só está funcionando nos Estados Unidos, permite iniciar a arrecadação de fundos usando diretamente o botão de criação, aquele com o símbolo “+” na parte superior direita do app.
Além de selecionar entre Post, Story, Reels ou Live, os usuários passarão a ter a opção de “arrecadação” e poderão adicionar o conteúdo no feed. Ainda não existe uma data para quando a funcionalidade pode ser liberada por aqui.
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter