Novos aplicativos para celulares proporcionam horas de entretenimento
A cada ano são lançados diversos novos aplicativos para celulares que proporcionam horas de entretenimento. De apps para podcasts e diversos tipos de jogos até novas redes sociais, aqui será possível conhecer algumas das opções favoritas dos usuários.
Aplicativos de podcast cresceram de forma acelerada nos últimos anos
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Kantar Ibope encomendada pela Globo e divulgada durante o evento “Globo AudioDay 2021”, a quantidade de usuários de 2019 para 2020 aumentou mais de 30%, com o número passando de 21 milhões de ouvintes para mais de 28 milhões.
O número de entusiastas, que se diverte por meio de aplicativos como Apple Podcasts, Google Podcast e Stitcher, é tão grande quanto diversificado e é possível encontrar usuários espalhados de várias faixas etárias que estão espalhados por todas as regiões do Brasil.
Pouco mais da metade dos ouvintes (53%) se encontra na faixa até 34 anos, mas a quantidade de usuários acima dos 45 anos aumentou mais de 8 pontos percentuais apenas no último ano e deve crescer ainda mais à medida que aumenta a inclusão digital.
Em relação a distribuição dos usuários por região é possível encontrar 13% no Sul, 15% no Norte e no Centro-Oeste, 26% no Nordeste e, o mais expressivo, cerca de 46% no Sudeste.
A renda dos ouvintes também é bem variada, com destaque para os 36% que pertencem às classes A e B e 51%, literalmente um ponto percentual acima da metade, pertencente a classe C.
Jogos mobile também conquistaram diversos entusiastas nos últimos anos
Outra opção de entretenimento que conquistou o público brasileiros é a dos jogos mobile. Segundo dados recentes já são mais de 93 milhões de gamers espalhados pelo país e o número cresce ano após ano.
Um dos grandes exemplos de sucesso é Genshin Impact. Inspirado em clássicos modernos como The Legend of Zelda: Breath of the Wild e The Witcher 3: Wild Hunt, o game conquistou um número significativo dos jogadores nacionais e internacionais.
Oriundo da China e com mecânicas relacionadas a utilização de heróis com habilidades únicas que trabalham em grupo para alcançar grandes objetivos, o game superou a marca de 1 bilhão de dólares em faturamento em menos de seis meses de existência e os números só cresceram desde então.
Os jogos de bingo são outra modalidade que recentemente cresceu de forma exponencial. Muito similares com suas versões ao vivo, esses jogos proporcionam uma experiência única para os entusiastas e garantem horas de diversão descompromissada.
Assim como ocorreu com Genshim Impact, existem muitos fatores que ajudam a explicar a popularidade crescente dos bingos. Um dos principais é a disponibilidade em um grande número de plataformas, já que é possível acessar essa modalidade tanto em dispositivos móveis como notebooks, tablets e smartphones quanto em computadores.
O bingo é um jogo tradicional com mais de 500 anos, mas a modalidade evoluiu muito nesse período e atualmente, além das versões clássicas, também é possível encontrar novas versões com mecânicas únicas que adicionam diversas camadas de diversão e complexidade para as sessões, com destaque para Flying Pigs, Bugs Party e First Person Mega Ball.
Por exemplo, em Flying Pigs o grande diferencial que torna o jogo muito divertido e dinâmico é o fato de que diversos porcos voam ao redor do celeiro e são responsáveis por enviar as 30 bolas numeradas para o jogador.
Estão disponíveis até quatro cartas que podem ser utilizadas ou não em cada partida e se o entusiasta quiser ele pode trocar os cartões antes de começar a jogar para conseguir novos cartões com números diferentes e cada um dos números dos cartões que corresponder as cartas dele será mostrado de forma automática na tela.
Para melhorar as chances do jogador e proporcionar uma emoção extra no final de cada partida, Flying Pigs também conta com uma mecânica que fornece até 12 bolas adicionais que proporcionam o mesmo número de chances extras de completar o bingo.
Novas redes sociais também surgiram e conquistaram usuários ao redor do globo
O povo brasileiro é internacionalmente conhecido pelo seu carisma e simpatia, motivo pelo qual não é surpresa que as redes sociais sejam um dos tipos de aplicativo favoritos da população nacional.
Segundo dados revelados em um relatório produzido em conjunto pela Hootsuite e We Are Social é possível encontrar diversos apps de redes sociais com uma popularidade crescente no país, com destaque para o relativamente recente TikTok.
Os brasileiros passam em média mais de três horas e meia conectados com as redes sociais, cujas primeiras dez posições são ocupadas respectivamente pelo Snapchat (8,8 mi), TikTok (16 mi), Twitter (17), Pinterest (46 mi), LinkedIn (51 mi), Facebook Messenger (77 mi), Instagram (110 mi), WhatsApp (120 mi), YouTube (127 mi) e Facebook (130 mi).
Os dois principais pontos que chamam atenção em relação aos dados divulgados pela pesquisa é o fato de que o TikTok conseguiu chegar nas dez redes mais utilizadas apenas 16 meses após o lançamento da sua versão estável e o fato de que 4 dos 10 primeiros colocados pertencem ao ecossistema do Facebook.
Muitos aplicativos devem surgir nos próximos anos
Com a chegada de novas tecnologias como a internet das coisas, o número de aplicativos e opções disponíveis para os usuários nacionais e internacionais deve aumentar ainda mais no futuro.
Isso representará um ganho não apenas para as empresas, que contarão com novas opções monetizáveis, mas principalmente para os usuários que contarão com opções cada vez melhores para utilizarem durante suas horas de lazer.
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter