Aparelho promete ajudar deficientes visuais a lerem livros convencionais
Um aparelho desenvolvido pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), nos Estados Unidos, promete ajudar pessoas com deficiência visual a lerem livros convencionais. Chamado FingerReader, o dispositivo é encaixado no dedo e “lê em voz alta” palavra por palavra de um texto.
Para funcionar, a pessoa com deficiência visual deve vestir o dispositivo e arrastar o dedo por cada linha do texto. Ele conta com uma espécie de câmera que reconhece o que está escrito e, em seguida, esse conteúdo é ditado ao usuário. De acordo com os pesquisadores, o aparelho é inteligente o suficiente para indicar o fim e o início de uma linha com leves vibrações e ruídos.
O FingerReader não consegue ler textos com corpo menor que o tamanho 12, portanto não permite, por exemplo, ler o conteúdo de bulas de remédio ou informações nutricionais de determinados alimentos.
O dispositivo faz parte das pesquisas do grupo de interface Fluid do MIT e ainda está em fase de desenvolvimento. Não há previsão para lançamento em escala comercial.
Portal do Litoral PB
Com Uol
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter