Publicado em: 8 jul 2021

Especialista em violoncelo barroco é entrevistada na live ‘Amigos & Histórias’

A violoncelista Teresa Cristina Rodrigues é a convidada especial da live ‘Amigos & Histórias’, realizada pela Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSMJP) nesta quinta-feira (7), às 19h. Especialista em violoncelo barroco, é considerada uma das mais importantes figuras do movimento musical Barroco no Brasil, que utiliza partituras da época e os instrumentos mais semelhantes, como cordas de tripa, por exemplo.

“Como violoncelista moderna, ela tocou muito tempo na Orquestra da Universidade de São Paulo (USP), que é uma orquestra muito importante o país. É uma instrumentista de referência nacional em termos de conhecimento e história”, declarou o maestro Laércio Diniz, regente da OSMJP e apresentador da live que pode ser acessada nos canais da OSMJP no Instagram – @orquestra.smjp, e no Facebook, facebook.com/osmjp.

A violoncelista atuou por 26 anos na Orquestra da USP, que era regida pelo compositor brasileiro Camargo Guarnieri. Fez mestrado nos Estados Unidos, estudou violoncelo barroco na Holanda. Dedicou-se à música contemporânea e antiga, em São Paulo, e fez doutorado vinculado à música barroca, na Universidade de Campinas (Unicamp).

Aprovada em um concurso para professor na Paraíba, no Instituto Federal da Paraíba (IFPB), ela se mudou para João Pessoa em 2015. “Já conhecia a cidade, tinha vindo várias vezes e sonhava vir morar aqui. Deu certo”. Além de dar aula, ela faz parte de um grupo de música que reúne professores do IFPB e da UFPB, o Iamaká, grupo dedicado ao repertório de obras renascentistas e contemporâneas.

“Essas lives aquecem e aproximam a gente. A expectativa é rever as pessoas, porque outros músicos vão participar e elas sempre promovem um gostoso encontro virtual. Realmente aproximam”, declarou Teresa Cristina Rodrigues. A violoncelista Amanda Reis e o violinista Everton Praxedes, ambos da OSMJP, farão participações especiais.




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...