HU de João Pessoa firma parceria com Centro de Informática da UFPB para fortalecer desenvolvimento tecnológico
O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB/Ebserh) assinou, na manhã desta sexta-feira (18), protocolo de intenções com o Centro de Informática (CI) da Universidade Federal da Paraíba. A parceria vai viabilizar cooperação técnico-científica e cultural além do intercâmbio de conhecimentos visando à formação de recursos humanos e também ao desenvolvimento institucional.
O termo de cooperação mútua deve promover a implementação de ações e projetos com enfoque no uso de informatização, a exemplo da utilização da plataforma de videoconferência V4H (Video for Health), tecnologia desenvolvida pelo Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital – Lavid e que possibilita o serviço de telemedicina, a exemplo do TelerRim (modalidade já em funcionamento no HULW para consultas médicas na especialidade de nefrologia).
A parceria permite ainda a construção de linhas de pesquisa no campo da informática no hospital-escola, além de oportunizar maior leque de capacitação para colaboradores do HULW na área de tecnologia da informação. O hospital passa também a ser campo de prática para alunos dos cursos de graduação do segmento e, assim como já acontece com os cursos da área da saúde, a instituição segue ainda mais forte no propósito maior que é promover ensino, pesquisa e extensão, aliados à assistência à saúde.
“Os projetos vão permitir o compartilhamento de conhecimento e a implantação de novas tecnologias tendo como foco ensino, pesquisa e extensão, além de que vai trazer benefícios para a assistência aos nossos pacientes”, afirmou o superintendente do Hospital Universitário Lauro Wanderley, Marcelo Tissiani.
“Este é um termo de cooperação em que o HULW celebra com o Centro de Informática e tem entre os seus objetivos a construção de linhas de pesquisa desenvolvidas no Hospital no campo da informática. A ideia teve início em uma triangulação entre HULW, Centro de Informática, e o Lavid, através da qual vamos inserir o hospital universitário dentro da comunidade científica na área de informática e inteligência artificial”, explicou o gerente de Ensino e Pesquisa, Eduardo Fonseca, acrescentando que o Laboratório de Inteligência Artificial Aplicada desenvolveu pesquisa de mestrado junto à equipe de nefrologia do hospital.
O diretor do CI, Lucídio Cabral, informou que, com o início da parceria a partir da assinatura do documento, o próximo passo será a definição dos projetos elencados que serão desenvolvidos nesse primeiro momento. “Na prática, a assinatura de um termo de cooperação fornece suporte jurídico para que possamos, por exemplo, abrir vagas especiais para que colaboradores do HULW possam se capacitar, como mestrado e doutorado; além de desenvolvimento de projetos de forma conjunta”, destacou.
O chefe da unidade de Websaúde do HULW, Richelieu Costa, acrescentou, entre as ações impulsionadas a partir da assinatura do protocolo de intenções, o projeto do Sistema de Controle Acadêmico (Sisacad), que está em desenvolvimento por um grupo de pesquisa do Laboratório de Computação Ubíqua e Móvel (Lumo), também do Centro de Informática.
“Entre os objetivos está mapear os locais por onde os estudantes percorreram dentro do hospital-escola. São informações como cursos, data e turno das turmas (preceptores, professores e alunos), os quais passaram pelo hospital. Isso nos permitirá organizar os dados e analisá-los posteriormente. Atualmente, não temos essa informação de forma precisa”, informou.
Estiveram presentes na cerimônia de assinatura Protoloco de Intenções o reitor da UFPB, Valdiney Gouveia, a vice-reitora, Liana Figueira, o superintendente do HULW, Marcelo Tissiani, o gerente de Ensino e Pesquisa, Eduardo Fonseca, o diretor do CI/UFPB, Lucídio Cabral, e o chefe da unidade de Websaúde do hospital, Richelieu Costa.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB) integra a Rede Ebserh desde dezembro de 2013. Estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais.
O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter