Treze aguarda retorno de treinador para se reapresentar e iniciar preparação para a Série D
Desde a eliminação no Campeonato Paraibano na semana passada, na repescagem diante do São Paulo Crystal, que deixou o time fora da semifinal do torneio, o Treze simplesmente paralisou seu departamento de futebol e, mesmo com uma Série D pela frente, na qual pode ficar sem calendário para o segundo semestre de 2022 se não conseguir o acesso, o time ainda não se reapresentou para sequência dos trabalhos.
Neste intervalo, houve uma reunião do Conselho Deliberativo que não prestou contas publicamente sobre as contas do clube de 2020 e do primeiro trimestre de 2021, nem sobre a avaliação feita sobre a gestão do presidente Walter Júnior, que foram as pautas do encontro.
Ontem (31), houve uma reunião no Presidente Vargas para se iniciar um planejamento para a disputa da quarta divisão nacional, faltando cinco dias para a estreia. O diretor de futebol Joba trouxe detalhes do que foi discutido.
– Durante toda tarde de ontem (31), o departamento futebol profissional do Treze esteve reunido com diretoria executiva de futebol, com a diretoria executiva do clube, incluindo seu presidente, para traçar as diretrizes para a Série D que começa no próximo domingo, já estrearemos aqui contra o ABC, então nós temos que traçar todo esse planejamento inicial, já que terminamos a nossa participação na semana passada no Campeonato Paraibano. Infelizmente o treinador contratado para Série D, Tuca Guimarães, precisou se ausentar da cidade por problema de saúde na família e deverá estar retornando hoje (01), aí sim iniciaremos os trabalhos para esse jogo do próprio domingo – explicou.
Existe uma indefinição muito grande com relação ao grupo de jogadores que estará vestindo a camisa alvinegra a partir do próximo fim de semana. Com uma situação financeira delicadíssima, que acarreta constantes atrasos salariais, especula-se que mais de uma dezena de jogadores que tem contrato encerrando no mês de junho deixem o Galo. Mas, até o momento, a definição sobre quem fica e quem sai depende de Tuca Guimarães.
– Com relação à reestruturação de elenco, tudo vai passar pela avaliação do nosso treinador, juntamente com o departamento futebol. O Treze tem 27 jogadores profissionais contratados, mais 7 jogadores da base, chegando no número 34. Então, é depois de crivo e do julgamento do nosso treinador que a gente vai sentir a necessidade que ele terá de fazer alguma mudança. Caso isso se faça necessário, gente vai providenciar, mas de momento, a gente depende exclusivamente dessa avaliação – disse.
Joba ainda disse que conta com o trabalho de Tuca Guimarães, apesar de sua ausência nos últimos dias. Inclusive, afirmou que o técnico se reuniu de maneira remota com a diretoria para que algumas decisões fossem tomadas, mas avaliou também que a principal necessidade, sem citar o ex-treinador Marcelinho Paraíba, ídolo do clube, é que o time retome o futebol apresentado no início da Copa do Nordeste e que foi perdido na sequência da temporada.
– O Tuca fez um trabalho de um jogo só, foi um tempo muito precoce, ele focou exclusivamente naquele jogo, mas neste final de semana já tivemos algumas reuniões de avaliação, já foram discutidas algumas coisas entre Tuca e a diretoria do Treze mas, repito, com esse retorno dele, com o início dos trabalhos, é que realmente teremos o norte de quem vai trabalhar na Série D, em que pese ser uma competição dificílima, uma chave considerada das mais difíceis, o Treze tem que mudar sua postura, tem que passar ter uma postura de time guerreiro, tem vencedor, resgatar aquele espírito que teve na Copa do Nordeste e que, infelizmente, nos faltou no Campeonato Paraibano. Tem que se fazer um planejamento em que, dentro das condições trabalhos melhores possíveis, é uma preocupação muito grande por conta da escassez de recursos, a falta de bilheteria para que se possa propiciar essas condições, mas que temos procurado incessantemente e, com apoio de alguns trezeanos que ajudam bastante, a gente espera não só manter, mas até melhorar essas condições – concluiu.
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter