Publicado em: 7 abr 2014

Vital indica senador do PP para relatar recursos sobre a CPI da Petrobras

20140407073455

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Vital do Rêgo (PMDB-PB), escolheu o senador Francisco Dornelles (PP-RJ) para relatar os recursos que questionam a abrangência da CPI da Petrobras,informa o jornal O Estado de São Paulo. A comissão vai se reunir extraordinariamente na terça-feira para apreciar as questões de ordem apresentadas por base e oposição sobre a comissão. A expectativa é que o plenário da Casa decida no dia seguinte ao encontro da CCJ o destino da CPIs.

Depois de presidir a Comissão Parlamentar de Inquérito do “Cachoeira” no Congresso Nacional, e relatar importantes projetos no Senado, está nas mãos do senador paraibano Vital do Rêgo, dá andamento na Comissão de Constituição Justiça e Cidadania, as propostas que tratam da criação da CPI da Petrobrás.

Isso porque, com a decisão do presidente Renan Calheiros de rejeitar questões de ordem do governo e da oposição, na prática, o Senado deve ter uma única CPI para investigar, ao mesmo tempo, denúncias envolvendo a Petrobras e contratos dos metrôs de São Paulo e do Distrito Federal. 

Vital do Rêgo que preside o colegiado, recebeu na tarde da última desta quinta-feira (03) do presidente do Senado, Renan Calheiros, o pedido formal para que a Comissão de Constituição Justiça e Cidadania analise sua posição contrária às questões de ordem relacionadas à criação de CPIs para investigar a Petrobras. De pronto, senador Vital marcou para a próxima terça-feira (8) a reunião para analisar a matéria.

Na condição de presidente da CCJ, Vital se comprometeu junto ao presidente do Senado, dá total celeridade para que a matéria seja analisada na comissão. Ele observou que caberá aos senadores membros da comissão, analisar todas as questões relacionadas à criação de CPIs para investigar a Petrobrás.  

No Senado, a Mesa já resolveu, será apenas uma única CPI. Já são quatro os requerimentos de criação de CPIs protocolados nos últimos dias sendo dois no Senado e dois no Congresso. Os pedidos iniciais foram feitos pela oposição, com objetivo de investigar apenas denúncias envolvendo a Petrobras, como a compra da refinaria de Pasadena, nos EUA.

Portal do Litoral PB

Com PBAgora




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...