Publicado em: 6 abr 2014

Vital destaca trajetória de Pedro Gondim em solenidade sobre os 100 anos do ex-governador

10154927_497526937035889_3157197869960377199_n

Em prestigiada solenidade realizada na Estação Ciência em João Pessoa, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), a deputada Nilda Gondim (PMDB-PB), e Veneziano Vital do Rêgo, abriram oficialmente, as comemorações alusivas ao centenário do ex-governador da Paraíba Pedro Gondim. Políticos, amigos, familiares e admiradores do ex-governador, prestigiaram o evento.

Entre as figuras ilustres presentes, estavam o ex-governador José Maranhão, o ex-prefeito de João Pessoa Luciano Agra, os deputados Hugo Mota, João Gonçalves, Gervásio Maia, Trocoli Junior, Ivaldo Morais; o vereador de João Pessoa Fuba, entre outras dezenas de personalidades. Durante o evento, foi exibido um filme sobre a vida, história e o legado de Pedro Gondim. No documentário várias pessoas que conviveram com o ex-governador, resgataram a memória de Pedro, destacando a ética, as ações  e as lutas memoráveis de um dos homens públicos mais sérios que a Paraíba já teve. Sua luta pelas Diretas Já, e pelo restabelecimento do estado de Direito; as memoráveis campanhas, a luta contra o regime militar, foram destacados no filme. Durante o evento, foi aberto a exposição “Quem é o Homem? O homem é Pedro”, que conta através de fotos, a trajetória do ex-governador e o seu convívio com a família.

Com a missão de falar da história de Pedro Gondim em nome da família, o senador Vital do Rêgo, fez um discurso emocionante. Vital disse que era uma emoção muito grande e muito forte viver aquele momento. “Eu estou vivendo a minha história e a minha vida. É a expressão que a família oferece ao país, especialmente a Paraíba de um homem público que ousou, e enfrentou desafios em momentos difíceis do País. Eu me sinto muito feliz e estar vivendo como o seu discípulo. Foi uma figura que marcou uma história na Paraíba.

Em seu discurso, Vital disse que recebeu com orgulho a missão de falar em nome da família da memória de Pedro. “Recebi dos meus irmãos, tios e primos a honrosa missão de falar aos Senhores nesta solenidade alusiva aos 100 anos de existência do Governador Pedro Gondim. Faço com inequívoco sentimento de orgulho de continuar sua descendência motivo de fausto para todos os paraibanos” afirmou.

Ele lembrou que Pedro Gondim foi o político fulgurante de forte eloquência verbal que, em 22 anos de vida pública, conseguiu fazer da sua história um capítulo especial na vida política da Paraíba, em anos delicados e traumáticos para todos nós. Entrando na história política do homenageado, Vital lembrou que Pedro Gondim foi duas vezes deputado estadual, Secretário de Agricultura, Viação e Obras, Vice-Governador, Governador e deputado federal, mandato que não pôde concluir vitimado pela mão da ditadura militar ao lado de Vital do Rêgo e de tantos ilustres paraibanos.

O senador enfatizou ainda que, em todas as fases de sua vida imortal, Pedro Gondim sempre foi líder – quando defendia as reformas de base urgentes e inadiáveis para o Brasil, ou quando pôde aplicar suas ideias revolucionárias na agricultura, na indústria, na cultura, no serviço público –, governando com sensibilidade, altivez e coragem indômita, a bela e heroica Paraíba.

Na condição de filha, a deputada Nilda Gondim disse de forma emocionada, que Pedro Gondim era uma pessoa carismática, e de muitos ideais que lutou por uma Paraíba mais justa e igualitária. “Meu pai foi uma pessoa carismática que se dedicou em prol do seu povo. Por isso, reservamos esses 30 dias para reverenciar a sua memória.

Neto do ex-governador, Veneziano Vital do Rêgo destacou que Pedro Gondim foi exemplo de um homem sério, de honradez, ética e transparência, tendo dedicando a sua vida em favor dos paraibanos. “Me sinto orgulhoso em falar desse homem que marcou a história do seu tempo na Paraíba” afirmou Veneziano.


Portal do Litoral PB

Com Assessoria




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...