Trinta toneladas de pneus são tiradas das ruas de João Pessoa
A Prefeitura de João Pessoa divulgou, nesta quarta-feira (2), que já recolheu 30 toneladas de pneus na cidade, em três semanas, com a finalidade de prevenir a população contra a dengue. O número corresponde a seis mil pneus abandonados em locais inapropriados, o que facilita a reprodução do mosquito transmissor da doença. A ação é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde.
De acordo com o diretor de Vigilância Ambiental, Nilton Guedes, a ação visa também conscientizar a população sobre os locais adequados para descartar o material. “A intenção é que as pessoas deixem de jogar pneus em locais inapropriados. Nesse período de chuvas, a ação está direcionada para o controle da dengue, mas também há a preocupação com o meio ambiente”, disse.
Ainda segundo Guedes, será montada uma rede de coleta para direcionar os pneus. Os agentes de saúde visitarão locais em que há produção do material, a exemplo das borracharias, com um questionário sobre como está sendo realizado o descarte e orientando acerca dos locais adequados.
Vale lembrar que a Lei 10.164 de autoria do deputado estadual Toinho do Sopão está em vigor e dispõe sobre o uso de asfalto ecológico, utilizando pneus usados nas obras públicas de pavimentação e recapeamento realizadas em vias de trânsito pelo Governo do Estado.
A prefeitura definiu três pontos para onde as pessoas podem levar os pneus. São terrenos baldios próximos à passarela do Distrito Industrial; ao Parque Caubói, no Valentina Figueiredo; e ao Colégio Caic, em Mangabeira. “São terrenos onde podem ser colocados e imediatamente fazemos o transporte para o local adequado”, informou Nilton.
Para mais informações sobre os locais adequados para levar os pneus, a população pode entrar em contato com o serviço disque dengue, pelo telefone 3214-5718.
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter