Publicado em: 30 out 2020

Apple vê vendas superarem previsões com impulso de Macs e Apple Watch

A Apple divulgou nesta quinta-feira receita e lucro acima das expectativas de Wall Street, com o contínuo crescimento nas vendas de computadores e acessórios como AirPods ajudando a compensar o declínio nas vendas do iPhone.

Apesar do atraso no desenvolvimento de seu produto mais vendido, o iPhone, a empresa consistentemente superou as expectativas de vendas este ano e lançou uma série de novos produtos e serviços que seus clientes adotaram enquanto estavam isolados pelas medidas de restrição contra a pandemia.

A empresa disse que a receita do quarto trimestre fiscal, encerrado em setembro, foi de US$ 64,7 bilhões, enquanto o lucro foi de US$ 0,73 por ação, em comparação com as estimativas de analistas de US$ 63,7 bilhões e US$ 0,70 dólar por ação, respectivamente, de acordo com dados da Refinitiv.

As vendas de iPhones caíram 20,7%, para US$ 26,4 bilhões, declínio mais acentuado do que as expectativas de queda de 16,2%, segundo a Refinitiv.

Analistas antecipavam que os consumidores iriam adiar compras do iPhone até a chegada dos novos modelos 5G às lojas.

Em entrevista à Reuters, o presidente-executivo da Apple, Tim Cook, disse estar “otimista” em relação ao ciclo do iPhone 12, com base nos dados dos primeiros cinco dias de vendas.

“O 5G é uma oportunidade única em uma década. E não poderíamos estar mais animados para chegar ao mercado exatamente quando o fizemos”, disse Cook. “Pelo menos nos Estados Unidos, as operadoras estão sendo muito agressivas.”

A Apple anunciou o iPhone 12 várias semanas depois da época em que costuma lançar novas versões do aparelho, o que significa que nenhuma venda do iPhone no fim de semana de lançamento do dispositivo está incluída nos resultados do quarto trimestre fiscal.

A companhia compensou as vendas voláteis do iPhone nos últimos anos com um crescimento constante em seu segmento de serviços, que inclui streaming de música e de vídeo. A receita de serviços cresceu 16,3%, para US$ 14,5 bilhões, em comparação com estimativas de analistas de 14 bilhões. Cook disse à Reuters que o Apple One, um pacote de serviços pagos, será lançado na sexta-feira.

Cook disse à Reuters que a Apple tem 585 milhões de assinantes pagos em suas plataformas, acima dos 550 milhões do trimestre anterior e perto da meta de 600 milhões que a empresa estabeleceu para o final do ano-calendário de 2020.

A empresa anunciou uma série de novos Apple Watches e iPads que foram colocados à venda durante o trimestre. A mudança impulsionada pela pandemia ajudou a Apple a registrar aumentos de receita de dois dígitos em todas as categorias de produtos, tirando o iPhone, bem como em seus negócios de serviços.

A receita do segmento de acessórios cresceu 20,8%, para US$ 7,9 bilhões, contra estimativa de alta de 13,5%, segundo dados da Refinitiv. As vendas de computadores Mac e do iPad subiram para US$ 9 bilhões e US$ 6,8 bilhões, respectivamente, ante previsão de US$ 7,92 bilhões e US$ 6,12 bilhões.

“O Mac teve seu melhor trimestre na história da empresa”, disse Cook.

 

CNN Brasil




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...