HU de João Pessoa desenvolve ações de incentivo ao aleitamento materno
Você já ouviu falar em “hora de ouro”? Essa expressão trata da primeira hora de vida do recém-nascido e da importância desses 60 minutos para a amamentação. A chamada “hora de ouro” e outros temas fazem parte da campanha Agosto Dourado, que está sendo desenvolvida este mês no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB/Ebserh).
Realizada em todo o Brasil, a campanha tem o objetivo de incentivar o aleitamento materno, e não foi por acaso que a iniciativa recebeu o nome de Agosto Dourado. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o leite materno é considerado como o “alimento de ouro” para a saúde dos bebês.
Dados do Ministério da Saúde apontam que, além de reduzir em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de 5 anos, a amamentação materna também reduz casos de diarreia, infecções respiratórias, hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade. Além disso, também há benefícios para a mãe que amamenta, como a redução das chances de câncer de mama e ovário, prevenção de anemia, aumento da segurança acerca da maternidade e o favorecimento do emagrecimento.
A campanha Agosto Dourado é promovida no HULW pela Coame (Comissão de Aleitamento Materno) e inclui ações de engajamento e capacitação de colaboradores, sinalização do hospital, arrecadação de vidros para armazenamento de leite humano e sensibilização da equipe para a importância da “hora de ouro”. A iniciativa começou há duas semanas, mas algumas ações vão continuar mesmo após o fim do chamado Agosto Dourado, como é o caso da afixação de relógios analógicos de parede alusivos à “hora de ouro”.
Outra medida que está sendo desenvolvida pela Comissão de Aleitamento Materno e será mantida é a aquisição de carimbos especiais. Com isso, os documentos oficiais da mãe e do bebê que nasceu na maternidade do HULW serão carimbados com a frase “Hora de ouro realizada com sucesso”.
“A hora de ouro para a amamentação é conhecida como a primeira hora de vida do recém-nascido. Neste momento, logo após o parto, deve acontecer o contato pele a pele do bebê e da sua mãe, fundamental para fortalecer o vínculo afetivo entre ambos e favorecer o aleitamento materno. Essa prática corresponde ao 4º Passo da Iniciativa Hospital Amigo da Criança e deve ser fortalecida, tendo em vista os inúmeros benefícios para a saúde de mãe e filho e para a redução da morbimortalidade neonatal”, explica Janine Maciel Barbosa, presidente da Coame.
Ela também lembrou que o HULW está entre as instituições da Paraíba que possuem a certificação Hospital Amigo da Criança. “Isso reforça, ainda mais, a importância de garantirmos a hora de ouro na instituição, principalmente com a promoção de ações que fortaleçam essa prática junto aos profissionais responsáveis pela assistência às puérperas”, afirmou Janine Barbosa.
ARRECADAÇÃO DE VIDROS – Durante todo este mês, a campanha Agosto Dourado do HULW também quer sensibilizar a comunidade para a doação de frascos de vidro, que serão utilizados no armazenamento de leite humano. Para estocar esse leite, seja da própria mãe, seja doado por um banco de leite humano, o ideal são frascos de vidros com tampa plástica rosqueável, como os de café solúvel.
Atualmente, o HULW está com o estoque baixo de recipientes utilizados para acondicionar o leite materno. Por isso, toda colaboração é bem-vinda. A doação dos frascos deve ser feita diretamente na recepção do Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa (Rua Tabelião Stanislau Eloy, 585, bairro Castelo Branco).
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter