Publicado em: 8 jul 2020

Central de Serviços deve otimizar atendimentos no Hospital Universitário Lauro Wanderley

O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB), vinculado à Rede Ebserh, implantou uma Central de Serviços para otimizar os atendimentos e melhorar, ainda mais, a prestação de serviços aos usuários da unidade. Para compor a nova estrutura, foi contratada uma equipe nova de maqueiros e contínuos com o objetivo de reforçar o quantitativo que já atuava na unidade de saúde. A central começou a funcionar no dia 1º de julho.

Segundo a chefe da Unidade de Apoio Operacional (UAO), Suéllida Mangueira Lima, era preciso reestruturar o serviço no HULW. “Pelo histórico, observamos que havia a necessidade de se pensar um modelo diferente. Para isso, foi formada uma comissão, que realizou visitas a outros hospitais, tanto públicos quanto privados, para entender o serviço de maqueiro nessas instituições. Vimos que o melhor modelo a ser adotado era o de central”.

A Central consiste em um local onde os profissionais (maqueiros e contínuos) ficam lotados para atender as demandas de todo o Hospital Universitário. Com a centralização dessa mão de obra, os serviços são direcionados de acordo com a necessidade dos setores, ou seja, cada demanda é analisada e classificada de acordo com o impacto e a urgência das requisições, o que otimiza o funcionamento do hospital. “Entre os principais benefícios da implantação da Central, está o gerenciamento das atividades a serem executadas. Com a centralização desses profissionais, poderemos mensurar os atendimentos, melhorando assim a qualidade do atendimento”, reforça Suéllida Mangueira.

Além dos maqueiros, que já prestavam serviço no Hospital Universitário Lauro Wanderley, recentemente foram admitidos profissionais para exercer a função de contínuos. Eles coletam e entregam materiais, amostras, exames, correspondências, documentos e encomendas (internos e externos), dirigindo-se aos locais indicados, depositando ou recebendo o material e entregando-o aos destinatários, para atender às necessidades administrativas da empresa.

INTEGRAÇÃO E CAPACITAÇÃO – As atividades da Central de Serviços do HULW começaram em 1º de julho, um dia após o evento que recepcionou os novos profissionais da equipe. Na ocasião, maqueiros e contínuos conheceram o histórico do Lauro Wanderley e receberam orientações sobre higienização de equipamentos, paramentação e desparamentação, repassadas por integrantes da Comissão de Controle de Infecções Hospitalares (CCIH). Já a equipe do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente (SVSSP) forneceu informações sobre cuidados com o transporte de pacientes. A pauta do acolhimento contou ainda com a dinâmica de funcionamento da Central de Serviços, abordada pelos colaboradores Bueno Calou e Suéllida Mangueira.  


Assessoria




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...