População de Caaporã ganha Centro de Especialidades Odontológicas (CEO)
Com a presença de Gilberto Pucca, coordenador nacional da Saúde Bucal do Ministério da Saúde, o prefeito de Caaporã Dr. João Batista Soares inaugurou na tarde desta quarta-feira (28), o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).
A solenidade de inauguração foi prestigiada pela Secretária de Saúde municipal Miriam Domingos, odontólogo e representante do Governo Estadual, Danilson Cruz, primeira-dama Dra. Ivanilda Sousa, Secretários e vereadores da base do Prefeito.
O CEO de Caaporã já está funcionando em modernas instalações no Centro da cidade, ao lado do Posto de Saúde – Centro I.
CEO – CENTRO DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS [portfolio_slideshow]
Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) são estabelecimentos de saúde, participantes do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNES, classificadas como Clínica Especializada ou Ambulatório de Especialidade. Os Centros de especialidades Odontológicas estão preparados para oferecer à população, no mínimo, os seguintes serviços:
• Diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca;
• Periodontia especializada;
• Cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros;
• Endodontia;
Atendimento a portadores de necessidades especiais;
Os centros são uma das frentes de atuação do Brasil Sorridente. O tratamento oferecido nos Centros de Especialidades Odontológicas é uma continuidade do trabalho realizado pela rede de atenção básica e no caso dos municípios que estão na Estratégia Saúde da Família, pelas equipes de saúde bucal.
Os profissionais da atenção básica são responsáveis pelo primeiro atendimento ao paciente e pelo encaminhamento aos centros especializados apenas casos mais complexos.
Cada Centro de Especialidade Odontológica credenciado passa a receber recursos do Ministério da saúde, de acordo com o que está definido pela Portaria Nº 599/GM de 23 de março de 2006. A implantação de Centros de especialidades funciona por meio de parceria entre estados, municípios e o governo federal, isto é o Ministério da Saúde faz o repasse de uma parte dos recursos e Estados e municípios contribuem cada um com outra parcela.
Luiz Cláudio para o Portal do Litoral PB
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter