Publicado em: 21 mar 2014

Título de eleitor que não fez cadastro biométrico na Paraíba será cancelado

filas_longas_no_tre_de_tarde_ultimo_dia

Os eleitores que não fizerem o recadastramento biométrico terão os títulos desativados, a partir deste sábado (22). No entanto, os que quiserem garantir o direito de votar este ano poderão regularizar a situação junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) até o dia 7 de maio reativando o título. A informação foi confirmada na tarde desta sexta-feira (21) pelo órgão.

Este é o prazo final determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para novos cadastros e transferências de domicílios, segundo a assessoria de comunicação do TRE.

Os eleitores com mais de 70 anos e os com idades entre 16 e 17 anos e 11 meses que possuem título e não fizeram o recadastramento não correm riscos de nenhum tipo de sanção. No entanto, só terão direito a votar em outubro se fizerem cadastro junto ao TRE-PB. Os eleitores devem se dirigir aos postos de atendimento munidos de RG, CPF e comprovante de residência e título, se houver.

Filas na reta final do cadastramento
Nesta sexta-feira (21), último dia determinado para o recadastramento biométrico, as filas na frente do órgão começaram antes das 5h e durante o dia a fila dobrava o quarteirão em mais um dia de grande procura pela atualização do cadastro biométrico.

Até a quarta-feira (19), o Tribunal Regional Eleitoral já tinha totalizado a atualização cadastral de 718.840 eleitores, o que representava 80,26% dos 895.659 pessoas inscritas junto ao órgão nas 19 cidades em que está sendo implantada a mudança na forma de votação. A biometria será implantada nos municípios de Aguiar, Boa Vista, Caiçara, Campina Grande, Capim, Emas, João Pessoa, Lagoa Seca, Logradouro e Massaranduba atingiram a meta de 80%.

Nas Eleições 2014, a previsão do Tribunal Superior Eleitoral é a de que mais de 22 milhões de eleitores sejam identificados pelas digitais. Iniciado em 2012 em alguns municípios, o recadastramento biométrico identificou pelo novo sistema 7 milhões de eleitores e a previsão é de que esse número seja acrescido dos 14,4 milhões convocados desde 2013 para atualização cadastral.




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...