Agevisa destaca projeto de apoio psicológico realizado por meio de parceria entre a SES, a UEPB e a UFPB
A Diretoria-Geral da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa/PB) destacou, junto aos funcionários da autarquia reguladora (por meio de suas m´dias internas), a importância do “Ambulatório Virtual” desenvolvido por meio de parceria que envolve a Secretaria de Estado da Saúde (SES/PB), a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Além do suporte psicológico individualizado, especialmente a profissionais que atuam na linha de frente do combate à Covid-19, o projeto promove semanalmente Rodas de Conversa Online para escuta e acolhimento das pessoas interessadas.
Realizadas às quartas (às 15h) e quintas-feiras (às 20h), as Rodas de Conversa podem ser acessadas em https://agenda.g.v4h.cloud/visitantes/conference/396a9570547b42fd95c93dc14afd96ae/eyJhbGciOiJIUzI1NiIsInR5cCI6IkpXVCJ9.eyJjb250ZXh0Ijp7InVzZXIiOnsibmFtZSI6IkRhbmllbGEifX0sImF1ZCI6InY0aF9hcHAiLCJpc3MiOiJ2NGhfYXBwIiwic3ViIjoidjRoLW5ldCIsInJvb20iOiIqIiwiaWF0IjoxNTkxMjc0OTM2fQ.fs-CH0CFk4Wv_BDjpd6poAWoe6G6e_4DlWjdGo7ALKc.
Atendimento online – O projeto “Ambulatório Virtual” foi desenvolvido pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Departamento de Psicologia da Instituição, junto com a Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba (SES/PB), com apoio da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A intenção inicial, conforme os organizadores, era realizar uma média de 40 atendimentos por semana, mas a procura logo atingiu a casa das 50 solicitações de acompanhamento semanais, envolvendo trabalhadores da Saúde e também de outras áreas de atuação.
O plano de ação para o suporte psicológico funciona totalmente através da internet. O serviço é desenvolvido por uma equipe especializada e oferece triagem, espaço de escuta, acolhimento, apoio psicológico individual, em grupo e também por meio das Roda de Conversa online que acontecem todas as quartas-feiras, às 15h, e quintas-feiras, a partir das 20h.
Dentre o público atendido estão trabalhadores da área de Saúde e também pessoas que desempenham tarefas administrativas na estrutura de funcionamento de hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBS). A ação é destinada aos profissionais de todo o Estado da Paraíba, de hospitais públicos e particulares, sendo extensivo aos familiares dos trabalhadores que estão enfrentando dificuldades em lidar com as situações adversas e de risco provocadas pelo novo coronavírus.
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter