Todas as escolas de JP serão monitoradas por câmeras via internet, revela secretário
A violência crescente na cidade de João Pessoa vem preocupando a sociedade cada vez mais, principalmente quando redutos que antes pareciam “respeitados” pela bandidagem agora já não são mais. As escolas e igrejas são exemplos disso. Muitos templos religiosos vem sendo arrombados na cidade e na última sexta-feira, o vigilante do Liceu Paraibano foi assassinado dentro da escola. Com objetivo de evitar depredação, conflitos, pichação e por ventura ajudar na elucidação de crimes, é que a Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Educação começou a instalar câmeras em todas as escolas e creches da cidade.
De acordo com o secretário de Educação do Município, Professor Luiz Júnior, todas as 95 escolas e 70 creches receberão pelo menos 16 câmeras que serão conectadas a internet. Com isso, o secretário e os diretores poderão monitorar as imagens, inclusive através de aplicativo em smartphones.
O secretário fez questão de ressaltar que o objetivo não é monitorar professores e alunos, mas evitar conflitos, depredação e vandalismo, por isso, as câmeras serão instaladas apenas em áreas comuns, entrada, cozinha, rampas, pátios, refeitórios, ginásios e secretárias.
O sistema está em fase de instalação e testes, mas no máximo em dois meses estará concluído. Cada escola terá uma central de monitaramento, assim como na Secretária e na empresa de segurança. O sistema também será integrado a sensores e rondas.
Luiz Júnior informou que sete escolas do município já tinham câmeras por iniciativa das direções e se percebeu que o resultado foi muito bom, principalmente no tocante a conflitos internos de depredação.
Portal do Litoral PB
Com Wscom
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter