Publicado em: 1 mar 2014

Coluna LITORAL todo domingo no Jornal da Paraíba. Circulação em todo estado!

COLUNA LITORAL JP

Edição deste domingo – 02-03-2014

COLUNA LITORAL DO JORNAL DA PARAIBA EM PDF

Responsável: Adjamilton Pereira

Responsável pelo conteúdo: Joelma Alves

 

IMAGENS DESTA EDIÇÃO

LIDERANÇA. Neto Franca, presidente estadual do PTC da Paraíba

 

SOCIEDADE. As amigas Sulya Peixoto e Denise Constantino no bloco das Muriçocas do Miramar

ENCONTRO. Presidente do Sindifisco, Victor Hugo com Rodrigo Soares e o presidente do PT Charlinton Machado no encontro dos  blocos “Quero Morar na Granja” e “Traíras Fora” no Muriçocas do Miramar  

CARNAVAL. Encontros políticos marcaram a passagem do tradicional bloco “Muriçocas do Miramar” 

ECONOMIA. Vista aérea do polo cimenteiro instalado na Paraíba

COMPLEXADOS. Amigos e funcionários do Ortotrauma de Mangabeira levaram interação e animação ao folia de rua

NOTAS E NOTICIAS

Bloco Complexados

A “quarta-feira de fogo” foi um dia especial para a turma de amigos do Complexo Hospitalar Governador Tarcísio Burity (Ortotrauma de Mangabeira).

Adeptos

Criado há 5 anos pelo ex-diretor do Ortotrauma, o anestesista Edson Neves, o bloco vem ganhando novos adeptos a cada ano.

Direção

O bloco agora é organizado pela nova direção do Ortotrauma, capitaneada pelos médicos Adriana Lobão e José Mesquita.

Sucesso

“Os Complexados”, neste ano, arrastou mais de 100 profissionais da saúde que resolveram vestir a camisa e cair na folia.

Publicidade

O Governo do Estado e as prefeituras de João Pessoa e Campina Grande vão cumprir a decisão judicial que suspendeu a publicidade pública nas rádios comunitárias.

Decisão

A decisão é da Justiça Federal e o pedido foi feito pela Abert, que ingressou com ação judicial após sucessivas reações da entidade e das associações estaduais junto ao Ministério das Comunicações.

Liminar

O juiz federal Paulo Ricardo, do Distrito Federal, acolheu o pedido e concedeu liminar em favor da entidade.

Conflito

Na ação, a Abert sustenta que há três inovações na Portaria nº 197 em conflito com a legislação, causando prejuízos aos seus associados e à coletividade.

Proibição

Um grande esquema de segurança foi montado para atender aos foliões que participarão do carnaval no Litoral Sul do Estado.

Paredão

A Polícia Militar, Sudema, BPtran e demais orgãos também irão fiscalizar com rigor a poluição sonora, proibindo os paredões de som na região.

Redobrada

Jacumã e Pitimbu terão a fiscalização redobrada, pois são os locais que mais concentram foliões, paredões, atritos, brigas e confusões.

Críticas

A medida é criticada por proprietários dos paredões e similares mas, bem recebida por muitos que se sentem prejudicados com o som abusivo.

Oposição

Aliados políticos que formam o grupo de oposição ao governador Ricardo Coutinho aproveitaram a folia juntos no dia do bloco das “Muriçocas”.

Folia

Os políticos Veneziano Vital do Rêgo, Raniery Paulino, Gervásio Filho, Luciano Cartaxo, se encontraram na folia.

Confraternização

Anísio Maia, Charliton Machado, Lucélio Cartaxo e Nadja Palitot também aproveitaram o camarote da Prefeitura para se confraternizar.

Na avenida

O prefeito Luciano Cartaxo ainda desceu a avenida Epitácio Pessoa acompanhado pelos aliados.

Pólo Cimenteiro

Atualmente, a Paraíba produz 2,5 milhões toneladas de cimento por ano e a projeção é de que atinja 10 milhões de toneladas anuais.

Benefícios

Este potencial alimentará, entre outros, a cadeia de concreto e pré-moldados, construção civil industrial e residencial, além de todo setor imobiliário.

Localização

A região litorânea foi escolhida por ter solo rico em calcário e por sua localização estratégia no Nordeste.

Investimentos

Os empreendimentos em execução tem investimentos de R$ 2,3 bilhões, gerando 6.600 oportunidades de trabalho.

Desenvolvimento

No município de Alhandra, a Elizabeth Cimentos está com obras em andamento, bem como em Pitimbu, onde se instalará a Brennand Cimentos.

Fábricas

Além dessas, a Cimpor, que já possui uma unidade em João Pessoa, está construindo sua segunda fábrica paraibana na cidade do Conde.

Avançando

O Grupo Votorantim avança também com um projeto em Caaporã, cidade que terá a indústria Lafarge ampliada.

Enganação

O presidente estadual do Partido Trabalhista Cristão, do PTC, Neto Franca, diz que o PSDB promove um festival de enganação no cenário político.

Estratégia

Segundo Neto, o senador Cássio Cunha Lima usa a estratégia de esticar ao máximo possível a decisão de ser ou não candidato a governador nas eleições de 2014.

Decisão

Segundo Neto, toda Paraíba sabe que as consultas anunciadas pela legenda servirão apenas de pano de fundo para uma decisão que cabe exclusivamente ao próprio senador.

Atentos

Neto Franca diz que o grupo das oposições, incluindo os partidos PMDB, PSC, PL e PT, deve ficar atento e continuar firme no propósito de ser manter unido.

Máquina

Franca lembra que o grupo irá enfrentar um candidato a reeleição que conta com o apoio da máquina administrativa estadual.

Greve

Os servidores da Universidade Federal da Paraíba vão parar as atividades a partir do dia 17 de março, por tempo indeterminado.

Confirmação

O Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior do Estado da Paraíba – Sintesp-PB, confirmou a informação.

Números

Segundo o Sintesp, dos 233 presentes na assembléia realizada no Centro de Vivência da UFPB, em João Pessoa, 223 votaram a favor da paralisação.

Sinalização

A sinalização de greve veio após rodada de atividades na Federação de Sindicatos de Trabalhadores em Educação das Universidades Brasileiras – Fasubra, em Brasília.

Reivindicações

A pauta de reivindicações ainda não foi divulgada, mas inclui dez itens que foram indicados pela Fasubra.

Rompimento

O atual prefeito de Mamanguape, Eduardo Carneiro de Brito, do PR, e mais dez vereadores devem seguir Cássio Cunha Lima no racha com o PSB.

Informação

A informação veio do ex-prefeito de Mamanguape Fabio Fernandes, do PSDB, que se reuniu recentemente com Eduardo Carneiro.

Dificuldade

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, do PT, comentou a decisão do PSDB de entregar os cargos no Governo do Estado e a possibilidade do senador Cássio Cunha Lima sair candidato.

Estratégia

Segundo Cartaxo, isso, a princípio, não muda a estratégia do PT para a campanha.

Prejudicado

O petista avalia que o maior prejudicado com a mudança de postura dos tucanos é o governador Ricardo Coutinho, do PSB.

Aposta

Cartaxo lembra que o PSB apostou muito na manutenção da aliança com o PSDB e o resultado é a fragilização da candidatura do governador.




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...