Publicado em: 22 maio 2019

Por que é melhor estudar espanhol na Argentina

Português e espanhol são duas línguas latinas que convivem com muitas semelhanças, mas também com muitas diferenças. É muito comum as pessoas acharem que é fácil falar em espanhol, mas na verdade o que estão falando é um perfeito ‘portunhol’! Estudar espanhol na Argentina é a melhor opção para aprender a falar corretamente, com uma pronuncia certa e o sotaque adequado.

Passar uma temporada em Buenos Aires, ouvindo as pessoas na rua, no supermercado, no trem, no metro ou no ônibus; assistir a TV local, ouvir radio, ir ao teatro, é a melhor escolha para aprender uma língua. Mais ainda se é tão similar à nossa, porque estudar espanhol na Argentina possibilitará uma melhor compreensão à estrutura do idioma no local onde se fala esse idioma, além de poder aprender expressões que não figuram no dicionário!

Por outro lado, o fato de poder estudar espanhol na Argentina permitirá adquirir informação sobre o país, sobre a sua história, as suas tradições, a situação política e econômica. Todos esses conhecimentos serão muito úteis para um futuro trabalho, tanto na própria Argentina quanto em qualquer outro país de língua espanhola. E para trabalhar no Brasil também será importante ter um segundo idioma.

É importante lembrar, na hora de tomar a decisão de viajar para estudar espanhol, que no nosso continente, o Brasil é o único país onde se fala o português: em todos os outros países a língua oficial é o espanhol.

A importância de estudar espanhol na Argentina para viajar

Viajar pelo mundo é o sonho da grande maioria das pessoas. Há mais de 20 países nele onde se fala a língua espanhola! Não é por acaso que o espanhol é a segunda língua mais falada no planeta, deixando para trás inclusive ao inglês. Saber falar em espanhol certamente abrirá muitas portas ao longo da vida. E durante uma viagem internacional isso será fundamental.

Dominando o espanhol o viajante poderá visitar praticamente qualquer lugar do mundo e entender e se fazer entender, porque há sempre pessoas que falam essa língua, que é fundamental em turismo. Na Europa, por exemplo, é difícil encontrar pessoas que falem português. Mas sempre haverá alguém que fale espanhol! Por isso, viajar dominando o espanhol será um plus muito importante para o sucesso da viagem.

Nos Estados Unidos, por exemplo, se o turista não souber falar inglês mas domina o espanhol, não terá problema nenhum para poder se comunicar, pois em lugares bem turísticos como Miami, Nova York, São Francisco, é muito comum encontrar pessoas, serviços e atendimento nas duas línguas.

Dominar o espanhol para estudar no exterior

Para fazer um intercambio de estudos em outro país é sempre importante dominar o espanhol: muitos livros acadêmicos e artigos científicos estão escritos nessa língua. Se o intercambio for feito em qualquer país de língua espanhola, mais um motivo para aprender esse idioma.

Na Argentina, por exemplo, as faculdades já começaram a exigir que os alunos estrangeiros saibam falar e escrever em espanhol, pois consideram que só dominando essa língua poderão compreender os textos e o que está sendo dado na aula. E essa consideração é absolutamente lógica: como estudar medicina, por exemplo, se não se compreende o que o professor está explicando?

Por outra parte, dominar essa língua facilitará o acesso a milhares de livros e a muita informação importante na internet, ajudando nos estudos, nas pesquisas, nas investigações e nos trabalhos que deverão ser apresentados.

Outra língua é sempre importante para o trabalho

Independentemente de já estar trabalhando ou de não precisar neste momento o espanhol no seu emprego, dominar essa língua é importante para acrescentar ao CV e explorar novas possibilidades e oportunidades de emprego.

Especificamente no Brasil há um grande crescimento de relações de trabalho com países vizinhos. Muitas empresas estrangeiras investem no país e precisam de funcionários que dominem o espanhol para ser competitivos e funcionais a empresa.

Portanto, estudar espanhol é uma decisão muito importante para quem queira crescer no emprego, obter mais material didático e educativo na hora de um intercambio ou uma pós graduação.  E para os aqueles que amam viajar, nada melhor do que poder se comunicar sem problemas durante essa experiência internacional.




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...