Mitos quebrados
Mitos quebrados.
Façamos um exercício de memória e pensemos um grande líder ou executivo brasileiro ser condenado? Temos alguns mitos e tradições históricas, no mal sentido claro, que a justiça sempre serviu para proteger “os poderosos”.
Crescemos não acreditando no cumprimento da lei, na justiça e nas instituições… Sempre existiu o mito e cultura que “os poderosos” não respondem pelos seus atos, frases clássicas como: “não vai dar em nada”, “tudo acaba em pizza”, “a justiça só para pobres” descreve nossa cultura.
Lamentavelmente isso ainda é uma realidade no nosso país, mas agora com ações como mensalão, lava-jato, prisão de grandes executivos, políticos, e hoje (dia 12/07/2017) com a condenação do Lula, rompe-se com alguns mitos e abre espaço para uma nova fase na justiça e cultura no nosso país.
Ainda há muito que se fazer, há muitas tradições a serem quebrados, mas podemos enxergar que algo na justiça está sendo feito. Que fatos como esses, representem um início de mudança na justiça, na cultura e na consciência do povo brasileiro. Que todos, independente do padrão social, possam ser julgados, condenados e cumpram suas penas.
Que venham outros dias 12.
Paulo Henrique
Professor, Economista e Mestre em Relações Internacionais.
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter