Projeto para homens com histórico de agressões começa em Campina Grande
Começou na segunda-feira (3), em Campina Grande, o projeto ‘Papo de Homem’, que visa reduzir e prevenir os índices de reincidência de violência contra a mulher. O público-alvo são homens que tenham históricos de agressão a mulheres e os encontros acontecem no Juizado de Violência Doméstica e Familiar.
Os integrantes do projeto formam um grupo de reflexão, onde são desenvolvidos trabalhos socioeducativos, tomando como referência a equidade de gênero, a formação de novas masculinidades e desenvolvimento de novas formas de resolver conflitos.
Foram escolhidos alguns temas para ser trabalhados como papéis de Gênero e Masculinidades e Lei Maria da Penha e direitos da mulheres, homens e a expressão das emoções e relações interpessoais. A Juíza Renata Barros de Assunção Paiva é a responsável pelo desenvolvimento do grupo, ao lado de uma equipe multidisciplinar do juizado, compostas por psicólogas e assistentes sociais.
Segundo informou a psicóloga Clarissa Paranhos Guedes, “as atividades com os grupos acontecem em 10 encontros, com dinâmicas, cine-debates, discussões e vivências, sendo que em cada um será trabalhado um tema específico”. A partir de hoje, as reuniões serão realizadas quinzenalmente, até a penúltima. O último encontro não terá temas de debates, a exemplo dos anteriores, vez que será apenas de avaliação e fechamento do projeto, agendado para acontecer em novembro.
A ação visa atender ao que está disposto no artigo 30 da Lei nº 11.340 (Lei Maria da Penha) e no Manual de Rotinas e Estruturação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, disponibilizado em junho de 2010 pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Correio
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter