Chefão da Globo inaugura novo cenário do “Jornal Nacional” com estrutura de 1370m² e 3D
O ‘Jornal Nacional’ que chegou à casa de milhões de brasileiros na noite desta segunda-feira, dia 19, foi transmitido do novo estúdio do telejornal, no centro do recém-inaugurado prédio da Redação de Jornalismo no Rio de Janeiro. O projeto da nova redação procurou facilitar a integração entre as diversas equipes. A partir de agora, o coração da hard news na produção de notícias sobre o Rio de Janeiro está reunido em um único local, garantindo maior integração entre as equipes, maior eficiência nos fluxos de informação e agilidade na produção para diversas plataformas.
Ali estão as equipes da Editoria Rio, G1-RJ, Bom Dia Brasil e Jornal Nacional. A GloboNews tem no local um posto avançado, para facilitar a integração com a cobertura da produção de notícias relativas ao Rio. Iniciada no final de 2014, a construção faz parte do complexo localizado no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, e possui 3.405 m² de área construída.
“Nosso primeiro compromisso é com o jornalismo e é significativo que, no auge de um período crítico da vida nacional, estejamos inaugurando um moderno estúdio de jornalismo na Globo”, disse Roberto Irineu Marinho, presidente do Grupo Globo, durante a inauguração do prédio, na tarde desta segunda-feira, reafirmando também o compromisso da empresa com a verdade e com a continuidade de seus negócios e com o Brasil. “Somos e queremos continuar sendo uma empresa familiar, que olha para o longo prazo e – como diz um dos nossos valores – investe hoje para construir o futuro onde queremos viver. Mesmo nos momentos de crise, nunca paramos de investir. A preservação e a continuidade de nosso grupo de empresas é, portanto, o nosso segundo compromisso”. Roberto Irineu estava acompanhado dos irmãos e vice-presidentes do Grupo Globo, João Roberto Marinho e José Roberto Marinho.
Com a nova estrutura, a redação passa a ter o dobro do tamanho da anterior, com 1.370m² ocupados por 189 postos de trabalho, 18 ilhas de edição, três de pós-produção, duas cabines de locução e salas de reunião. No centro, está localizado o novíssimo estúdio do ‘Jornal Nacional’, com tecnologia de ponta e totalmente integrado à redação. “O estúdio do JN, que é a estrela, é visualmente bonito, mas ele não é algo só para ser visto, é para ser usado. Tudo que encantará informará ao mesmo tempo. Esse é o grande passo que a gente está dando”, explicou o diretor-geral de Jornalismo, Ali Kamel.
O vidro de 15 metros em curva, atrás da bancada dos apresentadores, foi desenvolvido exclusivamente para o cenário do ‘Jornal Nacional’. O material garante a perfeita visão da redação em atividade e está revestido por uma película PDLC, que escurece sincronizada a nove projetores a laser para permitir imagens de excelente qualidade. Uma tela de LED retrátil de grandes proporções no fundo da redação – com 16 metros de largura, três de altura e cerca de três toneladas – faz com que os recursos gráficos do estúdio ganhem efeito 3D e as artes projetadas possam ser vistas por diferentes perspectivas, de acordo com a movimentação das câmeras. “Temos o compromisso com a inovação e com surpreender a nossa audiência.
É um projeto bem diferente de tudo que existe, não tínhamos referências para seguir. As inovações complementam a apresentação talentosa dos âncoras, que poderão interagir com os gráficos, correspondentes e apresentadores do tempo, por exemplo”, contou o diretor de Ilustração e Arte do Jornalismo e Esporte, Alexandre Arrabal, responsável pelo projeto.
Assista a abertura:
Com TVFoco
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter