Publicado em: 25 set 2013

Entrevista com Padre Jaildo Nóbrega Pároco da Igreja Matriz de Pitimbú

pe jaildoPadre Jaildo da Nóbrega Souto é pároco da Igreja Católica em Pitimbu, desde 2008, e celebra missas nas 12 comunidades eclesiais de base do município, a partir da Matriz de Taquara, em dias alternados da semana, tomando a problemática sócio-econômica e cultural da população como pano-de-fundo do processo de missão evangélica a que está compelido. E, aqui, neste espaço minúsculo, ele fala da forma como desenvolve esse trabalho, nesse importante trabalho do Litoral Sul paraibano, ressaltando a participação das camadas mais simples da população, nas discussões de toda essa problemática.

Padre Jaildo, que papel a Igreja vem desenvolvendo, em Pitimbu, para ajudar na recuperação de dependentes químicos, por uso e consumo de drogas?

Resposta – Trabalhamos, neste particular, através da Fazenda Esperança, situada no distrito de Mata Redonda, em Alhandra. Trata-se de uma instituição filantrópica, fundada por Frei Hans, em São Paulo e no começo da década de 80, e que aqui foi instalada pelo nosso arcebispo Dom Aldo Pagotto, há cerca de cinco anos.

O Senhor Pode citar, dentre as 12, algumas das comunidades em que a Igreja atua,  em Pitimbu?

Resposta – Entre elas, menciono Teixeirinha, Camucim, Nova Vida, Sede Velha e Apasa, todas sob a circunscrição da nossa Paróquia, que se instalou, por aqui, há 245 anos, com sede em Taquara. Em todas elas, como, de resto, em todo o município, nós estamos em permanente contato com a população, celebrando, algumas vezes, na presença de Dom Aldo. Nesse trabalho, é cada vez mais estrito o relacionamento que mantemos – sobretudo – com pescadores e agricultores familiares, e fazemos tudo isso sem reclamar qualquer publicidade de cunho individual (não é esse o papel da Igreja!).

Além disso, que outro trabalho de missão tem marcado sua atuação, lá no município?

Resposta – O Terço dos Homens – podemos afirmar – constitui importante inovação de nossa gestão, como pároco do município. Realiza-se, o Terço, nas segundas, nas terças e no sábado, entre a sede (cidade) e nos distritos de Acaú e Taquara. E, graças a Deus, tem sido maciça a participação dos homens nesses eventos.

 

Luiz Cláudio com informações de Durval Lira




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...