“Odiamos reprovar contas”, diz presidente do TCE-PB em encontro com prefeitos
O presidente do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE), conselheiro Arthur Cunha Lima, disse, durante encontro realizado nesta quinta-feira (17), com prefeitos eleitos e reeleitos, que odeia reprovar contas de gestores. Segundo ele, o objetivo do TCE é o de orientar os prefeitos quanto à legislação e instruí-los sobre a gestão de seus municípios.
Arthur Cunha Lima lembrou que ao longo do ano, o Tribunal de Contas também realiza eventos destinados aos contadores, advogados, secretários, como forma de alertar os gestores sobre o cumprimento da lei. Ele citou o caso, por exemplo, de prefeitos que insistem em contratar temporários para deixar de recolher impostos à Previdência. “Isso leva à improbidade e à reprovação de contas, e esse é o nosso papel durante todo o ano, estar orientando, instruindo os gestores e suas equipes para evitar a reprovação das contas, pois odiamos reprovar contas, odiamos aplicar multas e ficamos felizes quando as contas são aprovadas”, ressaltou.
O presidente do TCE também destacou o papel desempenhado pelo órgão na cobrança pela transparência nos municípios. “Há dois anos, só quatro municípios tinham a transparência publicada em nosso portal. Hoje, todos os municípios têm”, arrematou.
MaisPB
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter