Publicado em: 16 nov 2016

Paraibano morre após ser mordido por tubarão na costa do RS

205951_107304772752917_1852352543_n

Um pescador morreu após ser mordido por um tubarão na terça-feira (15), a aproximadamente 200 milhas (320 quilômetros) da costa de Rio Grande, no Sul do Rio Grande do Sul. A vítima foi identificada como Linaldo Galdino de Brito, de 32 anos, natural da Paraíba.

A embarcação onde o pescador estava havia saído de Itajaí, em Santa Catarina. Na tarde de terça, o animal marinho foi puxado para o convés do barco. Foi quando Linaldo foi mordida na panturrilha. Não foram fornecidos maiores detalhes sobre as circunstâncias da morte.

O pedido de socorro foi feito pelos colegas via rádio para a Marinha em Rio Grande, por volta das 10h.

Sem condições de realizar o socorro, a Base Aérea de Santa Maria foi acionada. Um helicóptero H-60 foi até o local por volta das 16h. Como não era possível pousar no barco, a equipe desceu utilizando uma corda e verificou que não era possível estancar o sangramento. O pescador morreu no local.

O incidente assustou os banhistas que passaram o feriado na Praia do Cassino, em Rio Grande. Mas, apesar de existirem tubarões em alto-mar, as chances de eles chegarem na beira da praia são bem poucas, segundo o especialista da Universidade de Rio Grande, Carolus Vooren.

“São águas muito rasas, com profundidade de menos de 20 metros. Os tubarões não vão para essas águas rasas, não tem espaço para eles”, afirma o professor aposentado.

Imagem da embarcação onde o pescador estava, feita pelo helicóptero de salvamento (Foto: Base Aérea de Santa Maria/Divulgação)
Imagem da embarcação onde o pescador estava, feita pelo helicóptero de salvamento (Foto: Base Aérea de Santa Maria/Divulgação)

A tripulação seguiu para Itajaí com o corpo da vítima depois do atendimento. A Marinha abriu inquérito para investigar melhor o que aconteceu. Uma nota foi divulgada na manhã desta quarta (16). Leia a íntegra abaixo:

O Comando do 5º Distrito Naval (Com5ºDN)  recebeu ontem (15), por volta das 10h, o pedido de resgate de um tripulante ferido por um tubarão a bordo do barco de pesca “Alemão Pescados”, a uma distância de aproximadamente 335 km a leste de Rio Grande-RS.

O Serviço de Busca e Salvamento do Com5ºDN imeditamente prestou orientações médicas via telefone satelital, para possibilitar os primeiros socorros ao tripulante. Ocorreu também o deslocamento do Navio Patrulha Benevente ao local do incidente para prestar apoio. Além disso, o Com5ºDN acionou o SALVAERO da Força Aérea Brasileira (FAB), em Curitiba, que decidiu realizar a Evacuação Aeromédica com um helicóptero H-60 Blackhawk, sediado na Base Aérea de Santa Maria.

A equipe de resgate da FAB desceu na embarcação e atestou o óbito do pescador. O corpo do tripulante permanece na embarcação pesqueira, que se encontra navegando em direção ao porto de origem, em Itajaí-SC.

 

 

 

G1RS




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...