BAYEUX: ‘Dia D’ da Campanha de Multivacinação será neste sábado
O Governo do Estado, por meio do Núcleo de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promove neste sábado (24), no município de Bayeux, o ‘Dia D’ da Campanha de Multivacinação. A abertura das atividades será às 8h30, no Posto de Saúde da Família Mário Andreazza, e a vacinação seguirá normalmente nos postos até as 17h. A Campanha de Multivacinação começou em todo o Estado na segunda-feira (19) e se estende até o dia 30 de setembro.
A Campanha de Multivacinação tem o objetivo de atualizar a caderneta de vacinação e melhorar a cobertura vacinal de crianças menores de 5 anos e na faixa etária de 9 a menor de 14 anos – a inclusão dos adolescentes é uma novidade desta edição.
A secretária de Saúde de Bayeux, Ana Cristina da Costa Gomes, informou que os preparativos para o ‘Dia D’ já começaram e que as expectativas são as melhores possíveis. “Os agentes comunitários e as equipes de saúde da família estão, durante toda esta semana, comunicando sobre o ‘Dia D’ e passando informações da Campanha de Multivacinação. A vacina previne doenças e é um investimento em saúde para toda a população”, disse.
Segundo Ana Cristina, foi preparado um dia diferente para atrair crianças, adolescentes e seus responsáveis. “Preparamos um dia cheio de atrativos, com brinquedos e atividades lúdicas para as crianças, banda com apresentação musical, distribuição de camisas, além da presença dos profissionais de saúde. O bairro Mário Andreazza tem muitas crianças e uma média de 40 mil habitantes”, disse ela.
Campanha de Multivacinação – As crianças que estão com as cadernetas atrasadas vão tomar as vacinas que já estão disponíveis nos postos de vacinação. As vacinas disponibilizadas durante a Campanha Nacional de Multivacinação serão: BCG, Hepatite B, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VOP (Vacina Oral Poliomielite atenuada), Rotavírus, Pentavalente, Pneumo 10, Meningo C, Tríplice Viral, Tetraviral/Varicela, DTP (Tríplice Bacteriana), Dupla Adulto, HPV, Hepatite A e DTP Acelular. Destas, três são específicas para adolescentes: HPV, Tríplice Viral e Dupla Adulto, que é a antitetânica.
“Nosso alerta é que os pais levem as crianças e adolescentes com suas respectivas cadernetas aos postos de vacinação para que sejam avaliadas, independente de estar em dia ou não. Isso é importante porque, além da avaliação, existe o Boletim de Comparecimento que registra, caso a caderneta esteja em dia, o comparecimento da criança ou do adolescente no posto de vacinação. Caso a criança ou adolescente tenha deixado de tomar alguma vacina oferecida pelo Calendário Nacional de Vacinação, as doses serão atualizadas”, ressaltou Isiane.
Ela reforçou, ainda, que é preciso redobrar a atenção para o chamamento dos adolescentes, para que possam receber as vacinas. “É imprescindível que os profissionais de saúde dos municípios desenvolvam estratégias para atrair os adolescentes aos postos de vacinação. É importante salientar, também, que a cobertura vacinal do HPV está baixa, então vamos aproveitar o momento para mudar esta realidade e colocar em dia a imunização das adolescentes que ainda não tomaram a vacina”, alertou.
Ascom
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter