Designer paraibano vence Prêmio Francal Top de Estilismo, em São Paulo
O designer paraibano Abraão Cavalcante ficou em primeiro lugar na categoria “Calçado Feminino” da premiação. Ele foi um dos nove vencedores do concurso e o único representante do Nordeste entre os premiados.
O concurso contou com a participação de 117 estudantes e profissionais da moda e design em calçados e acessórios de 51 cidades de diversos estados brasileiros. As peças foram avaliadas por renomados estilistas e designers nas categorias Calçado Feminino, Calçado Masculino e Bolsa.
Abraão Cavalcante explicou que a sandália foi desenvolvida a partir do tema “Culturas e fronteiras – explorando o seu repertório através de um novo olhar”.
O design disse que se inspirou no cacto coroa de frade, espécie muito comum na vegetação da caatinga, no semiárido brasileiro.
Na peça, também foram utilizados materiais como couro atanado de bode para estruturar o cabedal, tecido para dar acabamento no couro, além da famosa renda renascença, fabricada no Cariri paraibano.
“Eu fiz o protótipo com o modelista Edson Andriola, do bairro do José Pinheiro, de Campina Grande. Concorri com designers de 50 cidades brasileiras e já fiz um bom contato que poderá levar a um trabalho com um distribuidor de couro de Novo Hamburgo (RS). Ele trabalha com exportação, conversou comigo e vou criar sapatos com os materiais dele, provavelmente desenhando os seus produtos”, disse o designer.
Para a gestora do projeto de Calçados do Sebrae Paraíba, Éricka Vasconcelos, a Francal oferece grandes negócios entre a indústria brasileira e o varejo nacional, além de arrojados lançamentos.
“A Francal atrai compradores internacionais de todos os continentes, é um ótimo evento onde os empresários têm que estar todos os anos. Ficamos muito felizes em ver um participante da cadeia produtiva dos calçados da Paraíba ser escolhido como um dos melhores designers do prêmio”, disse.
Abraão Cavalcante, assim como primeiros colocados nas categorias Calçado Masculino e Bolsa, ganhou o prêmio em dinheiro de R$ 2 mil e assinatura anual de 12 meses do UseFashion, válido tanto para o portal de pesquisa de tendências quanto para a revista impressa. Os segundos receberam 1,5 mil, e os terceiros R$ 1 mil.
Nove marcas paraibanas do setor calçadista participaram da Francal expondo seus produtos ao longo dos quatro dias do evento, que termina nesta quarta-feira (29).
O grupo estima a venda R$ 500 mil em peças, durante e pós-evento.
A participação de empresas paraibanas no evento é resultado de uma parceria entre o Sebrae Paraíba, através do projeto de desenvolvimento da cadeia produtiva dos calçados, e do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep).
A Francal promove o lançamento de peças da estação primavera-verão e atrai anualmente milhares de visitantes de todo mundo.
A feira destaca-se também por ser um encontro anual que reúne entidades setoriais, indústria, varejo, importadores, representantes de classe, autoridades governamentais e demais esferas públicas.
Conforme Éricka Vasconcelos, a Francal é reconhecida internacionalmente por gerar negócios e pela qualidade e design dos produtos apresentados. É o evento que coloca o Brasil como um influente parceiro comercial e entre os grandes players do mercado global.
Ascom
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