Rio-2016 apresenta medalhas e anuncia slogan
O Comitê Organizador da Olimpíada do Rio de Janeiro apresentou nesta terça-feira as medalhas que serão entregues a mais de 5.000 atletas nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, entre agosto e setembro. As medalhas apresentam a marca dos Jogos do Rio rodeada por uma folha de louro, símbolo da vitória na tradição grega. O órgão anunciou ainda o slogan da competição: “Um mundo novo”.
As 5.130 medalhas, 2.488 delas olímpicas e 2.642 paralímpicas, foram feitas pela Casa da Moeda do Brasil com critérios sustentáveis. As de ouro não possuem mercúrio, já as de prata e bronze são 30% compostas por material reciclado. “As medalhas têm uma série de elementos de inovação que deixamos para os Jogos”, afirmou o presidente do Comitê Organizador, Carlos Arthur Nuzman.
Para Nuzman, o legado de infraestrutura deixado na cidade é “o maior entre todas as sedes da história dos Jogos” e o slogan traduz o objetivo dos Jogos no Brasil. “Representa o que o Rio oferece ao continente, que pela primeira vez recebe os Jogos, e para que outros países e continentes possam fazer o mesmo”, completou.
“O slogan mostra do que se tratam os Jogos Olímpicos: fazer um mundo novo e melhor por meio do esporte. Aqui, teremos um Rio de Janeiro novo e melhor após os Jogos. Essa nova cidade, esse novo país, é para as crianças cariocas e de todo o Brasil. Vejo vocês em 52 dias na abertura dos Jogos”, afirmou o presidente do COI, o alemão Thomas Bach, que participou da solenidade de apresentação das medalhas.
De acordo com Bach, a melhora na cidade é “palpável”. “Você vê o aeroporto, os trens novos, o metrô. E não só o hardware, a infraestrutura, mas também o software, que é o legado social. São 5 milhões de crianças tocadas pelo espírito olímpico”, afirmou o presidente do COI após a cerimônia. Bach disse ainda estar “confiante” no sucesso da competição e destacou a “experiência” do Brasil na realização da Copa do Mundo, em 2014, com segurança.
(com Estadão Conteúdo)
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter