Publicado em: 8 dez 2013

App de lanterna para o Android rastreia posição de milhões de usuários

20131206162558_03

Cuidado com as permissões que você dá para seus aplicativos. A GoldenShores Technologies, desenvolvedora de um aplicativo chamado Brightest Lanterna Grátis, um aplicativo aparentemente inofensivo de lanterna, entrou em acordo com a FTC (Comissão Federal de Comércio dos EUA) após acusações de que rastreava a localização de milhões de usuários.

O app foi baixado 50 milhões de vezes e possibilitava a transmissão da exata localização para anunciantes, além de um identificar do dispositivo. A comissão aponta que a opção de desativar o rastreamento apenas enganava os usuários, já que os dados eram automaticamente compartilhados antes que a pessoa pudesse desativar a opção.

“Quanto os consumidores recebem uma opção real e informativa, eles podem decidir por si próprios se o benefício de um serviço vale a informação que eles precisam compartilhar para usá-lo, afirma Jessica Rich, diretora da Central de Proteção ao Consumidor da FTC, lamentando que o aplicativo de lanterna ironicamente deixava os usuários “no escuro” sobre o uso dos dados.

Com o acordo, a GoldenShores Technologies deverá oferecer mais controle para o usuário sobre as informações de localização e não enganar mais sobre como elas são usadas. Além disso, todas as informações coletadas antes do acordo deverão ser deletadas.

Portal do Litoral PB

The Verge




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...