Publicado em: 17 fev 2016

Sem ar, hospital abre janelas e pacientes sofrem com calor

O forte calor neste verão no Rio está tornando mais difícil a vida de pacientes internados no Hospital Estadual Eduardo Rabelo, em Senador Vasconcelos, na Zona Oeste do Rio. Como mostrou o RJTV nesta terça-feira (16), o problema é ocasionado pela falta de aparelhos de ar condicionado principalmente nas áreas da enfermaria onde os pacientes ficam internados.

As janelas estão sempre abertas e os pacientes usam poucas roupas e se refrescam usando ventiladores levados pela família. Imagens divulgadas na reportagem mostraram um gato que circula dentro do hospital já que as portas estão sempre abertas.

O prédio, construído há 40 anos, é uma unidade de apenas um piso onde também não existem escadas e elevadores.

Segundo um funcionário da unidade que não quis se identificar, o hospital não se modernizou e até mesmo a estrutura de oxigênio não é canalizado.

A reportagem mostrou ainda que o prédio tem alguns aparelhos de ar condicionado que estão instalados nas salas de consulta, laboratório, administração e também na sala dos médicos.

Segundo Clara Fonseca, diretora do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde e Previdência Social, o problema é que a rede elétrica do hospital, que não está preparada para mais aparelhos.

“Todos os administradores que passam aí, tem pedido de climatização. Nos laboratórios não dá pra deixar sem ar condicionado, como vai trabalhar. Em algumas alas tem, mas não dá vazão. Ele para”, diz

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a modernização da rede elétrica para fazer a climatização do hospital, mas não disse quando essa climatização vai finalmente começar a funcionar.

Com G1



Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...