Cheio de moral no seu início no Flamengo, qualquer pedido de Muricy Ramalho tem eco na Gávea. A solicitação dessa noite de quarta-feira, após a vitória por goleada de 5 a 0 sobre a Portuguesa da Ilha do Governador, pode fazer o time mudar de planos para a sequência do Campeonato Carioca e, principalmente, durante o Campeonato Brasileiro. O Flamengo fizera parceria com o América para usar o campo de Edson Passos durante a competição estadual e não descarta levar jogos para fora do Rio de Janeiro – como na Primeira Liga, em que vai jogar em Cariacica (ES) e Cuiabá (MT).
– Tudo o que o Muricy fala é levado em consideração pelo Flamengo. Vamos discutir isso internamente, até porque nosso planejamento não está fechado. O Flamengo hoje trabalha de forma conjunta, e tudo conta. Vamos analisar os prós e contras para decidir – afirmou o diretor geral rubro-negro, Fred Luz.
Para a competição nacional, o Flamengo nunca escondeu o interesse em buscar praças fora do Rio de Janeiro, uma vez que Maracanã e Engenhão estarão indisponíveis por conta das Olimpíadas. No horizonte rubro-negro estavam as vantagens econômicas. No entanto, Muricy Ramalho deixou clara sua preferência por deslocamentos menores, em prol do aspecto técnico, e destacou os benefícios de atuar em Volta Redonda.
O pedido de Muricy, entretanto, ainda não é sinônimo de ordem. Segundo Fred Luz, ele terá, sim, um peso importante no momento em que o Flamengo decidir onde mandará suas partidas no Campeonato Brasileiro. Mas a diretoria vai também levar em consideração outros fatores para depois chegar a um consenso.
– Nossa ideia é sempre encontrar a melhor equação para o Flamengo. É algo que envolve todas as áreas. Vamos observar o aspecto esportivo, o aspecto financeiro e o aspecto comercial. Estamos debatendo isso o tempo todo – ressaltou o diretor, confirmando que seguem em análise os projetos de ampliação dos estádios Luso-Brasileiro, no bairro da Ilha do Governador, e Ítalo Del Cima, no bairro de Campo Grande.
Antes disso o Flamengo terá de decidir se segue, ou não, com Edson Passos como sendo seu local de mando de campo no Campeonato Carioca. Após a partida contra o Boavista, pela primeira rodada, Muricy Ramalho se queixou do gramado – segundo ele alto e pesado. O próximo compromisso do Rubro-Negro no estadual como mandante será no dia 27, contra o Resende.
– No que diz respeito ao futebol, a opinião das pessoas que o gerenciam tem peso muito importante. Temos que conversar muito com o Rodrigo Caetano (diretor de futebol) e com todo o departamento de futebol, porque são eles que tomam as decisões adequadas. Edson Passos foi uma decisão originalmente do futebol, e continua sendo. Mas a gente vai adequando e avaliando de acordo com as circunstâncias. Sempre o que for melhor para o Flamengo – explicou Fred Luz.