Publicado em: 11 jan 2016

México quer ouvir ator Sean Penn sobre reunião com ‘El Chapo’, diz TV

Autoridades do México querem falar com o ator americano Sean Penn sobre o seu encontro com o traficante mexicano”‘El Chapo” três meses antes da recaptura do criminoso, segundo fontes ouvidas pela agência de notícias France Presse. A rede de TV americana CNN também confirmou a informação. “El Chapo” foi preso na sexta-feira (8), em uma estrada no noroeste do país.

“A informação é correta, claro, é para estabelecer responsabilidades”, disse uma autoridade, sob anonimato, depois que a revista “Rolling Stone” publicou no sábado (9) em seu site a entrevista concedida ao ator por “El Chapo” em outubro do ano passado, graças à ajuda da atriz mexicana Kate del Castillo.

Revista Rolling Stone publicou foto de Sean Penn e El Chapo (Foto: Reprodução/Revista Rolling Stone)
Revista Rolling Stone publicou foto de Sean Penn e El Chapo (Foto: Reprodução/Revista Rolling Stone)

Uma segunda fonte do governo federal mexicano disse à AFP que não está claro se os atores teriam cometido um crime. Um repórter pode entrevistar um suposto narcotraficante, mas “eles não são jornalistas”, afirmou esta fonte.

De acordo com a rede de TV americana CNN, que também ouviu uma autoridade mexicana que não quis ser identificada, o México quer questionar Penn e Kate sobre o local onde a entrevista aconteceu.

Não há crime’
Segundo o advogado american defensor de jornalistas Floyd Abrams Sean Penn não cometeu nenhum crime ao se reunir com ‘El Chapo’.  “O simples fato de falar com ele não representa nenhum risco penal segundo a lei americana”, disse à agência France Press.

Sean Penn não deverá ser intimado para dar explicações mesmo se tivesse atuado a título individual, assegurou.

“Ele ter atuado como jornalista, se for o caso, lhe ajudará a demonstrar que não esteve envolvido em nenhum tipo de conspiração com ele. Não é um crime falar com alguém. Se (El Chapo) lhe deu dinheiro ou conselhos para evitar ser localizado, este é outro problema”, defendeu Abrams. “Mas o simples fato de que se reuniram, que o entrevistou e que escreveu o artigo não é suficiente para justificar uma ação penal”.

O advogado disse não recordar nenhum caso de jornalistas americanos processados por entrevistar pessoas fugitivas.

O assunto poderia contudo voltar ao debate se em dado momento o traficante for levado a julgamento nos Estados Unidos. A justiça poderia ordenar que o ator prestasse depoimento.

“Se isso ocorrer, poderá haver um conflito entre o Departamento de Justiça e Penn”, destacou o advogado.

Mais cedo, uma fonte do governo mexicano afirmou à agência France Press que os encontros ajudaram as autoridades a localizar o narcotraficante de 58 anos. No dia da recaptura, a procuradora-geral mexicana Arely Gómez afirmou que o traficante teve reuniões com atrizes e produtores, dos quais não revelou os nomes, com a intenção de produzir um filme sobre sua vida, o que ajudou em parte a investigação de seu paradeiro.

“Estes encontro constituem uma nova linha de investigação”, disse Gómez.

Mike Vigil, ex-diretor de operações internacionais da agência de combate às drogas americana DEA, descartou a possibilidade de Penn ser acusado.

Encontro com ‘El Chapo’
Joaquín “El Chapo” Guzmán, o traficante mexicano recapturado na sexta-feira (8) em Sinaloa, reuniu-se com o ator americano Sean Penn meses antes da captura. As informações são da revista Rolling Stone.

Em um artigo publicado no sábado (9) na revista, e de autoria de Penn, o ator descreve as medidas complicadas que ele tomou para encontrar o traficante. Eles discutiram temas que vão desde o tráfico de drogas e a política do Oriente Médio.

O ator e o traficante tiveram um encontro pessoal em outubro do ano passado, em uma região de selva do México, em reunião na qual estava também presente a atriz mexicana Kate del Castillo.

Embora tivessem marcado para que depois dessa primeira conversa seguisse uma entrevista formal oito dias depois, esse segundo encontro nunca aconteceu, embora “El Chapo” tenha enviado a Penn uma gravação de vídeo com as perguntas que lhe tinha mandado.

A revista dá a seguinte manchete “El Chapo speaks” (El Chapo fala) e relata “a visita secreta ao homem mais procurado no mundo”. Resume as negociações que fez para se encontrar com o traficante, usando entre outras pessoas contatos da atriz mexicana, e conta detalhes sobre a vida do chefe do Cartel de Sinaloa.

O encontro tinha como propósito fazer só a entrevista para a “Rolling Stone”, mas Sean Penn falou que “El Chapo” tinha expressado interesse em que se fizesse um filme sobre sua vida.

O encontro entre ambos aconteceu na noite do dia 2 de outubro e seguiu até a madrugada em um acampamento na selva do centro do México. Vários dias depois a região foi alvo de uma intensa busca por parte das autoridades mexicanas, o que, segundo o ator, impediu um segundo encontro formal e, de fato, esfriou os contatos com os intermediários.

De acordo com a AP, um oficial da lei mexicana disse que o encontro de El Chapo com Penn ajudou as autoridades a a localizarem o paradeiro do traficante.

“El Chapo” já está passando por um processo de extradição para os Estados Unidos, onde é acusado por narcotráfico em seis estados, informou neste sábado a promotoria em comunicado.

O prazo para que os advogados de Guzmán possam argumentar para evitar a extradição pode, inclusive, ser ampliado, mas a promotoria adiantou que “apresentará elementos para combater” qualquer estratégia da defesa.

Captura
Guzmán foi recapturado na sexta-feira (8) em uma estrada de Los Mochis, de sua natal Sinaloa (noroeste).

A procuradora-geral do México, Arely Gómez, informou que uma das razões que levou à captura do traficante foi a descoberta de que criminoso tinha iniciado contatos com gente do mundo do cinema para rodar um filme sobre sua vida.

Joaquin "El Chapo" Guzman é levado por militares até helicóptero em hangar federal na Cidade do México na noite desta sexta-feira (Foto:  Marco Ugarter/AP)
Joaquin “El Chapo” Guzman é levado por militares até helicóptero em hangar federal na Cidade do México na noite desta sexta-feira (Foto: Marco Ugarter/AP)

“Um aspecto importante que permitiu precisar sua localização foi a descoberta da intenção de Guzmán Loera de gravar um filme biográfico, para o qual estabeleceu contato com atrizes, atores e produtores”, disse a procuradora-geral.

Arely afirmou que “os trabalhos de acompanhamento permitiram documentar os encontros dos advogados do agora detido com essas pessoas”.

No motel
A detenção aconteceu num motel localizado nos arredores da cidade de Los Mochis, no noroeste do México, onde tinha se refugiado para escapar de uma operação das forças armadas iniciada após uma denúncia, detalharam fontes policiais.

Segundo essas fontes, El Chapo conseguiu fugir pelo sistema de esgoto de uma casa localizada no bairro de Scally junto com Orso Ivan Gastelum Cruz, líder do cartel no norte de Sinaloa, após intenso tiroteio com as forças de segurança mexicanas que terminou com cinco criminosos mortos, seis detidos e um militar ferido.

Imagem que começou a circular no Twitter mostra o que seria El Chapo após ser detido (Foto: Reprodução/Twitter)
Imagem que começou a circular no Twitter mostra o que seria El Chapo após ser detido (Foto:
Reprodução/Twitter)

Pelo esgoto
Os dois percorreram um trecho pelos esgotos e em algum ponto se apoderaram de um veículo e chegaram até o motel, onde horas depois foram capturados em uma operação iniciada pela Marinha por via terrestre e aérea a partir de uma denúncia.

O líder criminoso fugiu em julho da prisão de segurança máxima Altiplano por meio de um túnel de 1,5 km de extensão, num caso que ganhou destaque na imprensa mundial.

Pouco antes de fugir, ele estava em uma cela solitária e a câmera de segurança registrou como ele foi até a área do chuveiro, voltou para a cama, calçou os sapatos, voltou para o chuveiro e sumiu. Mesmo sendo monitorado, sua ausência só foi percebida 18 minutos depois.

El Chapo entrou em um túnel cavado bem embaixo de sua cela que dava em uma casa em reforma nas redondezas do presídio de segurança máxima, próximo à Cidade do México.
Desde que ele escapou, as forças federais mexicanas vinham vigiando diversos pontos de Sinaloa, concentrando suas buscas na região do “Triângulo Dourado”, entre os estados de Sinaloa, Durango e Chihuahua, um local encravado na Sierra Madre Ocidental, de muito difícil acesso.

A suspeita era de que El Chapo se refugiara nessa região. Foi nesse local que, segundo o governo mexicano, Guzmán ficou ferido em uma das pernas e no rosto em meados de outubro durante uma “fuga precipitada” das forças de segurança.




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...