Publicado em: 4 dez 2013

Projetos de Ressocialização desenvolvido pelo Governo Estadual é Destaque Nacional

1386101050274-reeducandosO programa de ressocialização desenvolvido pelo Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria da Administração Penitenciária (Seap), foi divulgado no programa Domingo Espetacular, da rede record, na noite deste domingo (1º), em horário nobre, mostrando a história de Silva neto, um ex detento que atualmente é diretor do Presídio de Sapé, uma unidade prisional que já serve de modelo para o país inteiro. Esta veiculação em rede nacional reflete o crescimento do trabalho de ressocialização que a Seap está promovendo gradativamente dentro do sistema prisional da Paraíba.

Wallber Virgolino, Secretário da pasta, explicou o baixo índice de reincidência de detentos na atual gestão, por conta da ampliação e melhoria de programas de ressociliazação. “Por ter um programa de ressocialização mais concreto, o reeducando, ao término da sua pena, quando sai da Unidade Prisional, tem maiores chances de entrar no mercado de trabalho, e consequentemente. Ter uma nova chance de se reinserir na Sociedade”.

Veja alguns exemplos de reeducandos que estão em processo de ressocialização

Além de Silva Neto, outros reeducandos começam a fazer história por meio do processo de ressocialização, a exemplo do lutador de Jiu Jitsu, Isaque Lucas, mais conhecido como Golias, que é faixa roxa e depois de cumprir pena em regime fechado por assalto, agora no regime semi aberto, vem se destacando no esporte, tendo conquistado diversas medalhas na categoria pesadíssimo adulto em diferentes campeonatos, a exemplo do Open Paraiba, campeonato Norte Nordeste e Pan Americano de Jiu Jitsu.

Sobre a sua passagem pelo sistema penitenciário, Golias revelou. “Aprendi que conselho de pai e mãe é bom, os erros nos ensinam mais que os acertos. Devido ao meu erro, aprendi que a dignidade de um homem não se compra com dinheiro, está em seus atos, nos seus amigos e na sua família”.

Vestibulando – No Presídio Padrão João Bosco Carneiro, de Guarabira, o apenado José Wellinton Santos, está prestando vestibular nos dias 1º e 2 de dezembro, para o curso de direito, na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O reeducando, que é natural da cidade de Pilões, cumpre pena no artigo 157 parágrafo terceiro, referente a latrocínio. Ele é funcionário da cozinha da unidade penal e auxiliaraa do programa Saúde nos Presídios.

Ressocialização Feminina – Na Penitenciária de recuperação feminina Maria Julia Maramhão, em João Pessoas, outra prova viva do processo de ressocialização é a reeducanda Márcia Félix da Silva, de 28 anos, que era vendedora antes da prisão e se encontra recolhida setembro de 2011, cumprindo pena pelo artigo 33, referente ao tráfico de entorpecentes.

A reeducanda é natural de João Pessoa e sua família reside da Comunidade São José, ela foi condenada a sete anos e oito meses de prisão. Atualmente, ela é uma das integrantes do Coral Luz, formado por reeducandas daquela instituição penal, que já ganharam destaque na Capital, se apresentando em importantes eventos, especilamente de cunho religioso. Márcia Félix também desenvolve um trabalho musical com um repertório variado, acompanhada pelo Agente de Segurança Penitenciáira Ricardo Lima, que presta serviço na Penitenciária Feminina de Mangabeira. A apresentação musical da reeducanda foi visto por mais de 300 pessoas que participaram do Promeiro Seminário de gestão Penitenciária, ocorrido no dia 29 de novembro passado.

Assessoria




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...