3 erros mais comuns na hora de comprar empresa e como evitá-los?
Comprar empresas que já existem no mercado representa menor risco e traz mais facilidades do que iniciar um novo negócio. Porém, é necessário estar atento às falhas que podem levar à perda de até 50% do valor da companhia adquirida. Se você tem interesse em fazer esse tipo de negócio, leia a seguir os três erros mais comuns na hora de comprar empresa e como evitá-los.
Com base em experiência de mercado em aquisições e fusões, é possível constatar que os principais erros na hora de comprar uma empresa são: target de aquisição inadequado, valor ofertado excessivo e implementação de sinergias da compra aquém do esperado.
Para escapar dessas armadilhas, podem ser observadas as seguintes estratégias:
Escolha certa da empresa-alvo da aquisição
Ao receber um contato oferecendo empresas à venda, antes de assinar um acordo de sigilo de informações ou confidencialidade e começar a analisar o deal de aquisição, é preciso se fazer algumas perguntas, como: Quantas empresas similares a esta existem nesse segmento? Qual a probabilidade de que esta aquisição (e não outra) seja o melhor investimento para minha companhia? A cultura empresarial deste target de compra está alinhada à cultura da minha empresa?
Para responder a essas perguntas, pode ser feito um estudo de mercado pre-deal com o intuito de selecionar o seu target. Desta forma, você evitará a primeira armadilha mais comum na compra de empresas, e estará no rumo certo para fazer uma aquisição que gere valor.
Valor justo da aquisição
Quando o processo de venda de uma empresa em funcionamento é competitivo pode haver um leilão, que o obrigará a fazer a melhor oferta de compra possível. Isto significa que você ficará tentado a propor uma oferta de aquisição com valor acima do que deveria.
Para evitar fazer uma oferta de valor excessivo, é muito importante avaliar a empresa adquirida de uma forma profissional. O cálculo do valor da empresa adquirida ou valuation deve ser realizado seguindo os conceitos da análise fundamentalista, que de forma simplificada consiste em calcular o valor presente dos fluxos de caixa operacionais futuros, que seriam adicionados pela empresa adquirida uma vez integrada à empresa adquirente.
Além disso, a avaliação das sinergias é extremamente importante, pois elas impactam diretamente o seu lucro na aquisição. Por exemplo, você poderia pagar pelo valor da empresa de forma isolada. Só que na prática a companhia adquirida, se corretamente integrada à sua, poderá lhe adicionar valor. Seja através da economia de escala, da comercialização de seus produtos, da redução de custos administrativos etc.
Mesmo com esses números em mente, sempre que possível, evite pagar pelo valor estimado das sinergias de aquisição, pois estas são incertas e sempre dependerão da sua habilidade para realizar o procedimento conhecido como post merger integration (PMI).
PMI – Post Merger Integration
Na prática, a transação de compra da empresa em funcionamento não finaliza com a assinatura do acordo de compra-venda. A partir desse momento, é muito importante a correta integração pós-fusão (PMI), com o intuito de realizar as sinergias que foram consideradas na elaboração da sua oferta de aquisição, e que deverão ser seu lucro na compra da empresa.
Contar com um time de executivos ou de consultores externos especializados no assunto com certeza que é muito importante. A Capital Invest M&A Advisors possui expertise em aquisições e fusões e pode te ajudar a ter um ganho estratégico sem perder valor na companhia adquirida.
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter