Publicado em: 30 abr 2024

Secretaria da Mulher reivindica o cumprimento da pena do mentor da “Barbárie de Queimadas” na Paraíba


A secretária da Mulher e da Diversidade Humana da Paraíba, Lídia Moura, esteve em reunião nesta terça-feira (30) com o secretário da Segurança Pública e da Defesa Social, Jean Nunes, com o intuito de discutir pautas de proteção contra a violência às mulheres e solicitar esforços para garantir que o responsável pelos crimes cometidos na “Barbárie de Queimadas”, Eduardo dos Santos Pereira, cumpra sua pena no estado da Paraíba. O mentor da “Barbárie de Queimadas” foi preso no Rio de Janeiro em 19 de março, após mais de três anos foragido. Contudo, até o momento, ele não retornou à Paraíba para cumprir o restante de sua pena.

A preocupação da secretária Lídia Moura baseia-se em informações obtidas por meio de movimentos de mulheres em nível nacional, além de notícias veiculadas, que sugerem a possibilidade de o preso manifestar o desejo de cumprir sua pena no Rio de Janeiro, onde, supostamente, possui ligações com organizações criminosas. “Estamos solicitando o retorno do mentor desse crime hediondo para que cumpra sua pena na Paraíba”, disse Lídia Moura.

O secretário de Segurança, Jean Nunes, assegurou que todos os esforços estão sendo empreendidos pela Secretaria de Segurança Pública, incluindo diálogos com o sistema judiciário, visando garantir o cumprimento da pena na Paraíba. “Estamos dialogando com o Ministério Público e o Poder Judiciário para que ele cumpra a pena na Paraíba. É nosso compromisso com a família e as mulheres paraibanas”, disse ele.

Movimentos de mulheres e familiares das vítimas acompanham o caso com preocupação, especialmente diante da possibilidade de redução da pena, aguardando ansiosamente o retorno do criminoso ao estado. Eduardo foi condenado a 108 anos de prisão em 2014 por uma série de crimes hediondos, incluindo assassinatos, estupros coletivos, formação de quadrilha, cárcere privado, corrupção de menores e porte ilegal de arma. Sua fuga do Presídio de Segurança Máxima Doutor Romeu Gonçalves de Abrantes, conhecido como PB1, ocorreu em 17 de novembro de 2020.




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...